Ciência & Tecnologia

Britânicos lançam computador que custa apenas US$ 5




Parece que o tempo em que os computadores eram máquinas caras, acessíveis apenas a poucas pessoas, ficou definitivamente para trás. A Fundação Raspberry Pi anunciou o lançamento de seu mais recente computador, o minúsculo Raspberry Pi Zero. Seu preço? Incríveis US$ 5 – menos que um lanche em qualquer rede de fast food.

O objetivo desse computador – assim como o de outros fabricados pela empresa britânica sem fins lucrativos – é promover o ensino de ciência da computação para crianças de todo mundo.

No entanto, ele pode ser programado para executar diversas funções, dependendo da criatividade dos desenvolvedores para trabalhar com seu hardware. As possibilidades são imensas. Já há diversos softwares que rodam na linha Raspberry Pi, com funcionalidade garantida no novo modelo: navegadores de internet, jogos e aplicações para servidores são algumas das opções.

O hardware do Raspberry Pi Zero impressiona se levarmos em consideração seu baixíssimo preço. Ele contém um processador ARM de 1 GHz, 512 MB de RAM, slot para microSD, conexão mini-HDMI e entradas Micro-USB. Tudo isso em uma peça única, de apenas 65 milímetros de comprimento. Pensando no apelo do computador em países pobres, há também uma conexão de vídeo composto, para conectá-lo a TVs de tubo.

O equipamento não possui conexão Wi-Fi ou porta ethernet, mas isso pode ser contornado com a instalação de algum adaptador USB – e convenhamos, não dá para se queixar quando o preço é tão baixo.

Continua após a publicidade..