Mundo Tech

Bug do Windows 10 não instala atualização caso exista um pendrive conectado




Bug do Windows 10 não instala atualização caso exista um pendrive conectado - 1

A nova grande atualização do Windows 10 tem garantido algumas dores de cabeça para os desenvolvedores da Microsoft, tanto que o lançamento oficial, que há tempos estava programado para abril, irá ocorrer apenas em maio. E tudo por causa de um problemas com as entradas USB/SD.

De acordo com a Microsoft, o bug que está impedindo a liberação da atualização como uma versão final é uma falha que impede a instalação da atualização caso um dispositivo de armazenamento USB (como pendrives e HDs externos) ou um cartão SD esteja conectado ao computador. Se for esse o caso, ao tentar instalar a atualização, o usuário se depara com uma mensagem de erro, que fala que o computador não possui o hardware necessário para a instalação do Windows 10.

Bug do Windows 10 não instala atualização caso exista um pendrive conectado - 2
Mensagem que aparece ao se tentar atualizar o Windows 10 com um dispositivo de armazenamento conectado às portas USB ou SD (Captura: PC World)

 

O problema é simples de ser corrigido pelo usuário: é só desconectar o cartão SD ou o pendrive/HD externo e executar novamente a atualização que ela será instalada sem problemas. Mas, ainda que a falha em si seja algo perfeitamente “solucionável” pelo próprio usuário, a raiz dela é algo que pode trazer alguns problemas caso não seja corrigida na versão final.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Isso porque esse comportamento está sendo criado por algo que a Microsoft chama de “reatribuição inapropriada de drivers”, que é uma mudança indevida de localização que a atualização está fazendo ao ser instalada em uma máquina. O que está acontecendo é que, durante a instalação, a atualização está modificando o “caminho” dos dispositivos do sistema — por exemplo, ao conectar um pendrive na porta USB antes da atualização, esse pendrive era definido pelo Windows como “drive G:” e, depois da atualização, o mesmo pendrive plugado na mesma porta USB passaria a ser considerado como “drive H:”.

Enquanto essa mudança acontece apenas para as portas externas (USB e SD) não é um grande problema: pode ser que alguns atalhos para acessar diretamente arquivos nesses dispositivos externos parem de funcionar, mas fora isso o funcionamento em nada é alterado. O problema é que os pesquisadores da Microsoft descobriram que essas mudanças também podem acontecer em endereços do HD interno (por exemplo, modificando a partição C para a letra F) e isso poderia causar problemas catastróficos, incluindo a perda de acesso a todos os arquivos e programas da máquina.

Por isso que os desenvolvedores da Microsoft estão adiando a atualização, pois liberá-la como está para o público em geral poderia fazer com que alguns usuários ficassem com as máquinas inutilizadas após a instalação. Atualmente, o beta da Atualização de Maio 2019 do Windows 10 já está disponível para os usuários que fazem parte do Windows Insider, mas ainda não há data específica para o lançamento da versão final.

Mais:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..