Mundo Tech

Bug no Instagram mostrou seus Stories para pessoas que não te seguem




Na quarta-feira (10), um bug no Instagram fez com que o aplicativo passasse a mostrar para alguns usuários atualizações no Stories de pessoas que eles não seguiam. O bug foi reportado por diversos usuários, que foram para o Twitter reclamar que pessoas desconhecidas estavam aparecendo em sua janela de Stories.

Na quinta-feira (11), o Instagram confirmou a existência do bug, e afirmou que ela já havia sido corrigido. O problema ocorreu apenas no Instagram, e não afetou os Stories do Facebook. Apesar disso, o problema não foi tão grave porque não afetou os mecanismos de segurança de conteúdos do aplicativo. Isso quer dizer que, mesmo que uma pessoa que não te segue recebesse notificação de algum de seus Stories, ao clicar nele a proteção do app impedia que qualquer conteúdo fosse visualizado, mostrando apenas uma tela preta — isso, claro, se sua conta estiver configurada como privada. Stories de contas públicas podiam ser acessados normalmente.

Como pode ser visto pela presença do botão “follow” no perfil, pessoas que os usuários não seguem estavam aparecendo na aba de atualizações do Stories. Foto: Imagem: @internetryan)

Apesar de não ter sido um problema tão grave e de ter sido rapidamente solucionado, esse bug é mais uma marca negativa no recente histórico do Facebook, que tem continuamente falhado em garantir a segurança necessária às informações de seus usuários. Apenas no ano passado, um bug no Facebook mudou as configurações de privacidade de 14 milhões de usuários, e um segundo bug permitiu que fotos não publicadas de 6,8 milhões de usuários pudessem ser visualizadas por qualquer pessoa — isso sem contar o mês passado, quando houve mais um vazamento que expôs dados de 50 milhões de usuários.

Por enquanto, os bugs no Instagram não são tão graves quanto os que ocorrem no Facebook — além desse do Stories, um bug no final do ano passado fez com que o feed do aplicativo não mais rolasse na vertical, passando a rolar na horizontal — mas existem em proporção suficiente para que mesmo os usuários mais desapegados comecem a se preocupar com a segurança de seus dados virtuais.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..