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Caminhão autônomo consegue autorização para fazer entregas na Suécia




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Um caminhão autônomo cruzou pela primeira vez vias públicas da Suécia para realizar entregas na última quarta-feira (15). O veículo elétrico é o “primeiro do mundo” com a tecnologia para levar encomendas aos seus destinos, de acordo com a desenvolvedora Einride.

O chamado T-Pod, que chama atenção por uma semelhança com o capacete de um Stormtrooper de Star Wars, pesa 26 toneladas quando cheio e não tem cabine de motorista, reduzindo os custos operacionais da entrega em cerca de 60% se comparado com um caminhão a diesel com motorista.

Além de autônomo, o veículo da Einride também é elétrico. O CEO da startup sueca, Robert Falck, conta que mantém conversas de parceria com grandes fornecedoras para alavancar a produção e entrega de pedidos do T-Pod. “Esta permissão pública para rodar em vias públicas é um marco importante. É um passo para a comercialização de tecnologia autônoma nas estradas”, disse Falck.


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Até o momento, o T-Pod tem permissão para fazer viagens curtas – entre um armazém e um terminal – em uma via pública da área industrial de Jonkoping, no centro da Suécia, a até 5 km/h.

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(Foto: Divulgação / Einride)

O T-Pod tem nível 4 na “escala” de autonomia, que é a segunda categoria mais alta, e usa uma plataforma Nvidia Drive para processar dados visuais em tempo real. Um operador, sentado a quilômetros de distância, pode supervisionar e controlar até 10 veículos de uma só vez.

O primeiro cliente da Einride é a empresa de logística Schenker. De acordo com seu CEO, Jochen Thewes, o T-Pod foi escolhido por estar entre duas grandes transformações do setor: a digitalização e a eletrificação. “Acreditamos que Einride é o melhor conceito, por enquanto”.

Além da Schenker, a Einride tem pedidos da alemã Lidl e de uma empresa sueca de entregas, a Svenska Retursystem. Outras cinco empresas de varejo da lista Fortune 500 sustentam a ambição da Einride de colocar em operação 200 veículos até o final de 2020.

É um bom momento para o caminhão autônomo da startup: os operadores de carga estão sob pressão para reduzir os prazos de entrega e reduzir as emissões de gases, mas também enfrentam uma crescente escassez de mão-de-obra de motoristas.

De acordo com Falck, a Einride solicitará em 2020 mais permissões para rodar em locais públicos e tem planos de expandir sua operação para a América do Norte. “O ponto zero para os veículos autônomos são os Estados Unidos. Acho que será o primeiro mercado a avançar quando se trata de veículos autônomos”, disse ele.

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Fonte: Canaltech

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