Ciência & Tecnologia Tecnologia

Chicago colocará sensores em postes para observar pedestres

A Prefeitura de Chicago, nos Estados Unidos, vai adicionar aos postes de luz da cidade sensores para monitorar a qualidade do ar, poluição sonora e contar o número de pedestres nas ruas. Segundo o jornal Chicago Tribune, as luminárias de metal devem aparecer em um dos principais endereços da cidade, a Avenida Michigan, já no mês de julho.

A luminária que ainda deve medir intensidade da luz, volume do som, temperatura e vento, apresenta uma polêmica, pois contará o número de pessoas que estão utilizando as calçadas de Chicago por meio do tráfego de celular, ou seja, deve monitorar as pessoas que estão levando smartphones no bolso. No entanto, um dos especialistas responsáveis pelo projeto, o cientista Charlie Catlett, afirma que os sensores foram projetados apenas para observar e contar os aparelhos, sem nenhuma espécie de gravação.

A iniciativa é uma parceria entre a Universidade de Chicago e o Laboratório Nacional Argonne. Tem como pretexto coletar dados apurados para entender como as pessoas usam e como está a qualidade cidade, além de mostrar as zonas mais concentradas de poluição e mesmo se calçadas estreitas estão criando aglomeração.

Esta não é a primeira iniciativa do gênero, Londres está desenvolvendo um sistema de calçadas inteligente para melhorar a mobilidade da cidade e Nova York está substituindo o telefone público por um sistema de rede wi-fi e recarga de celular.


Talvez você também goste