Ciência & Tecnologia

Cibercriminosos atacam roteadores e pagam prostitutas com dinheiro roubado




Por Lucas Agrela

Wi-Fi
Você instala antivírus, usa senhas fortes em todos os serviços online e mantém as atualizações de software em dia: essa é a fórmula para se manter seguro na internet, certo? Bom, não é bem assim. No ano de 2011, 4,5 milhões de roteadores caseiros foram invadidos por cibercriminosos.

Ao acessar o buscador Google, alguns usuários visualizaram uma mensagem pedindo para instalar o programa “Google Defense” para usar o novo serviço do site. Entretanto , o endereço do portal não foi alterado, como tradicionalmente acontece. Mas então como isso foi possível? A resposta é uma só: através do redirecionamento do DNS do domínio do Google, realizado invadindo e alterando as configurações de roteadores.

Malicious Google redirection
O objetivo, como de costume, era roubar dinheiro dos usuários brasileiros, o que foi feito por meio do malware contido nos arquivos baixados inocentemente pelas vítimas. Um dos criminosos roubou cerca de R$100 mil e usou o dinheiro com prostitutas em uma viagem ao Rio de Janeiro.

Muitos internautas não mudam o login e senha que vêm configurados no aparelho, facilitando a ação de cibercriminosos. Mas nesse caso, um falha de segurança no chip da Broadcom, presente em roteadores de diversas marcas, foi o problema: por meio dela, foi possível enganar usuários para que eles baixassem os seguintes arquivos maliciosos:

br.msn.com/ChromeSetup.exe
facebook.com.br/ChromeSetup.exe
facebook.com/ChromeSetup.exe
facebook.com.br/Activex_Components.exe

A Broadcom já resolveu o problema nos roteadores para evitar que esse tipo de ataque aconteça. Se você foi vítima desse golpe, é importante fazer uma verificação com softwares antivírus e antipsyware de sua escolha. Para analisar especificamente a segurança dos seus dados bancários, use o BankerFix, desenvolvido pela empresa Linha Defensiva.

Leia Mais: Como remover vírus e proteger sua conta bancária

Mas de qualquer forma é importante ter segurança no seu roteador. Como existem diversos modelos com configurações diferentes, basta descobrir o nome dele (algo como DLINK DI-524) e pesquisar na internet como fazer a alteração. A mudança é simples e pode garantir a segurança dos seus arquivos pessoais e da sua conta bancária.

Fonte: Naked Security

Continua após a publicidade..