Ciência & Tecnologia

Antes de existirmos, onde estavam os átomos que formam nosso corpo?




Antes de existirmos, onde estavam os átomos que formam nosso corpo? - 1

Como seres humanos, somos extremamente complexos, mas a estrutura básica do nosso corpo é relativamente simples. Afinal, o organismo é composto, basicamente, por quatro elementos químicos: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio. Curiosamente, os átomos que temos já foram parte de outros organismos e inúmeras “coisas” anos antes mesmo de existirmos.

Para dimensionar a composição do corpo humano, os quatro elementos químicos compõem 96% da nossa massa total. Entre eles, o mais comum é o oxigênio (61%), segundo a revista Science Focus. Em seguida, entram o oxigênio (24%), o carbono (12%) e o hidrogênio (10%). Em porcentagens bem menores, também precisamos considerar cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio. Toda essa última leva de elementos químicos representa menos de 4% da nossa massa.

Onde estavam os átomos que compõem o nosso corpo anos atrás?

Pensar na geolocalização exata dos átomos que formam nosso corpo é uma missão impossível, mas é possível estimar aproximadamente suas origens. Em alguns casos, o nível de precisão até pode ser melhor, só que, às vezes, tudo não passa de especulação.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Oxigênio

Antes de existirmos, onde estavam os átomos que formam nosso corpo? - 2
Átomos de oxigênio estavam espalhados pela atmosfera antes dos nossos corpos serem formados (Imagem: Dimitris Vetsikas/Pixabay)

Aqui, começamos com a principal exceção: é muito difícil estimar onde estariam os átomos de oxigênio nos últimos 50 anos. Obtido através da respiração, o oxigênio poderia estar em qualquer lugar da atmosfera terrestre — isso é o mais próximo que podemos chegar —, ainda mais quando se pensa que os gases estão em um caótico movimento, impulsionados pelas correntes de ar.

Hidrogênio

Antes de existirmos, onde estavam os átomos que formam nosso corpo? - 3
O hidrogênio que existe no corpo humano vem, em sua maioria, através da água (Imagem: IciakPhotos/Envato)

A principal fonte de hidrogênio para o corpo é a água que você ingere — e, em um passado mais distante, os líquidos e alimentos que sua mãe ingeriu. Considerando a água da torneira, há 100 anos, estes átomos poderiam estar em qualquer oceano ou rio do mundo. Agora, se a fonte da água for um lençol freático, eles poderiam estar relativamente parados e “esperando o seu surgimento” há cerca de mil anos.

Carbono e nitrogênio

Antes de existirmos, onde estavam os átomos que formam nosso corpo? - 4
Fixados no solo, os atómos de carbono e nitrogênio são obtidos pela alimentação (Imagem: YuriArcursPeopleimages/Envato)

Tanto os átomos de carbono quanto os de nitrogênio são obtidos através da alimentação. Pensando na agricultura de hoje, na qual alimentos podem ser plantados em um país e vendidos em outro, separado por um oceano, só é possível dizer que esses átomos estavam em algum lugar da superfície terrestre nos últimos anos — ou nos últimos milhões de anos.

É preciso considerar que, talvez, esses átomos não estivessem necessariamente no solo, esperando para serem usados no crescimento das plantas. Em alguns casos, poderiam estar nas camadas mais superficiais de rochas, de onde foram “desgastados” pelas forças da natureza, como a chuva e o vento.

Parte de você pode ter vindo do espaço?

Isso não é ficção científica, mas realmente parte do seu organismo pode ter vindo do espaço sideral. A hipótese por trás da ideia de que átomos “alienígenas” compõem o seu corpo está calcada na quantidade de poeira espacial — que tem diferentes componentes, incluindo o carbono — depositada na Terra. Por ano, chegam cerca de 5 mil toneladas, segundo estudo publicado na revista Science Direct. É plausível pensar que, em algum momento, esse material pode ter chegado ao nosso organismo e seja parte de quem você é hoje.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..