Buraco negro da Via Láctea ganha nova foto com luz polarizada

Buraco negro da Via Láctea ganha nova foto com luz polarizada - 1

A colaboração Event Horizon Telescope (EHT) revelou uma nova imagem da luz polarizada do buraco negro Sagitário A* (Sgr A*), mostrando campos magnéticos fortes como os do buraco negro na galáxia M87. Isso sugere que essa pode ser uma característica universal de todos os objetos desse tipo.

Em 2022, os cientistas do EHT revelaram a primeira imagem do Sgr A*, buraco negro supermassivo que habita o centro da a Via Láctea, a nossa galáxia. O feito histórico deu aos astrônomos de todo o mundo uma oportunidade única de estudar o objeto e compará-lo às teorias previamente estabelecidas.

Agora, a colaboração divulgou uma nova imagem do objeto, dessa vez com a luz polarizada do plasma circuncidante. A foto mostra semelhanças notáveis entre este buraco negro e o M87*, o protagonista da primeira imagem real de um buraco negro a ser obtida pela humanidade.

Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Imagens de luz polarizadas são úteis para estudar características “ocultas” da fonte luminosa, como seus campos magnéticos. Elas são obtidas por meio de filtros que revelam apenas os fótons de luz orientados no mesmo sentido, às vezes alterando consideravelmente a aparência do objeto.

Buraco negro da Via Láctea ganha nova foto com luz polarizada - 2
Imagem de luz polarizada do M87* (Imagem: Reprodução/EHT Collaboration)

Segundo o co-líder do projeto, Angelo Ricarte, do Harvard Black Hole Initiative, “a luz polarizada nos ensina muito mais sobre a astrofísica, as propriedades do gás e os mecanismos que ocorrem à medida que um buraco negro se alimenta”.

Estudos da luz polarizada ao redor do M87*, divulgados em 2021, forneceram uma espécie de mapeamento da estrutura de seu campo magnético, dando pistas de como ele atua sobre o plasma brilhante. Agora, as novas imagens do Sgr A* mostram aos astrônomos que os campos magnéticos de ambos os buracos negros são semelhantes.

Os dois buracos negros são muito diferentes em algumas características, como a quantidade de massa — o Sgr A* tem pouco mais de 4 milhões de massas solares, contra 6,5 bilhões do M87*. Contudo, as luzes polarizadas revelam que ambos possuem algumas coisas em comum, como a presença de um campo magnético forte.

Buraco negro da Via Láctea ganha nova foto com luz polarizada - 3
Comparação das imagens dos buracos negros M87* e Sagittarius A* em luz polarizada (Imagem: Reprodução/EHT Collaboration)

Com isso, os cientistas tendem a cogitar que a maioria dos buracos negros supermassivos do universo (se não todos) contam com campos magnéticos bem fortes. Isso independe da atividade ao redor deles, já que o Sgr A* está “adormecido”, enquanto o M87* é ativo o suficiente para emitir um jato relativístico.

Os resultados do estudo foram publicados no The Astrophysical Journal Letters.