Ciência & Tecnologia

Como desbloquear um arquivo PDF protegido por senha

Os PDFs são arquivos de documentos que podem conter textos e imagens e estão por toda a internet. É normal que ele seja o arquivo padrão para envio de informações, seja empresas, softwares, pessoas, enfim. Mas algumas vezes eles podem vir com uma senha.

E aí, o que fazer quando isso acontece? É isso que iremos responder neste texto.

Imagem: Pixabay

É preciso um software

Os PDFs até podem ser abertos sem precisar de um programa, mas aí não podem ser editados. E se vier com senha, mesma coisa. Por isso é bom ter um programa como o Wondershare PDFelement para desbloquear PDF e poder acessar o conteúdo, editar informações, marcar, comentar e muito mais.

O investimento em um programa desse gênero se justifica não só por desbloquear pdf, mas sim porque todo tipo de documentos são desse tipo. Boletos, contratos, relatórios, enfim, informações importantes tanto para empresas como para pessoas. E o mais normal, quando você não tem um programa como Wondershare PDFelement é ter uma pilha de arquivos que você não consegue distinguir um do outro, não sendo nada diferente de um escritório com cada mesa entulhada de papel. Isso não é nada produtivo.

Algo muito legal de um software desse tipo é que ele permite uma exportação em um clique para outros programas, como o Word, Excel, Powerpoint ou até para criar uma imagem.

A ética de usar um desbloqueador de pdf

Vale esclarecer que se você está roubando o arquivo, não há dúvidas sobre a falta de ética dessa ação. Entretanto, o que mais acontece para precisar remover senha pdf não é o roubo de informações e sim não ter recebido a senha para abrir o documento, que muitas vezes foi colocada de forma não-intencional ou ser um documento antigo que está protegido e você não lembra mais qual é a senha.

Em empresas, onde muitas pessoas podem mexer no mesmo conteúdo e existe entrada e saída de funcionários, essa é uma realidade que pode se repetir muitas vezes: o PDF tem senha e o funcionário não está mais lá. Por isso um programa pode servir para abrir esse cadeado e recuperar as informações. E, caso existam informações sensíveis ali contidas, criar uma nova senha ou gerenciar permissões para só quem você quiser possa abrir aquele arquivo.

Como fazer isso?

É bastante simples. Abra o Wondershare PDFelement, selecione o arquivo que você deseja remover senha pdf e isso será feito com poucos cliques. É simples assim. O programa desde suas primeiras edições já tinha essa ferramenta e ela continuou nas versões seguintes.

Se você quer optar por outras formas, também é possível, mas o sucesso não é garantido. Por exemplo, se você “imprimir” o documento que está aberto e em vez de colocar no PDF, salvar em pdf, talvez você tenha uma cópia sem senha. Não é provável, mas vale a tentativa.

E ir copiando e colando o conteúdo? Mesma coisa, pode rolar, mas muitas vezes o leitor de PDF não conversa com o Word e tudo ficará desconfigurado, parecendo mais uma série de hieróglifos do que um texto em português.

Para finalizar, os PDFs sempre foram vistos como documentos um pouco chatos, já que você recebia eles e era difícil fazer qualquer coisa, especialmente editá-los. Mesma coisa para quem criava PDFs para fazer um currículo, por exemplo, e depois tinha dificuldade para atualizar informações, mudar o layout e fazer coisas bastante básicas.

Ainda bem que isso mudou e agora é possível desbloquear pdf de forma mais fácil.