Ciência & Tecnologia

Cinco dicas para economizar a sua internet 3G

Por Lucas Agrela

Os planos de dados pré e pós-pagos têm se tornado cada vez mais comuns. Entretanto, muitos deles oferecem cerca de 100MB de navegação e se você não larga o seu tablet ou smarthpone, provavelmente já teve surpresas na sua conta no final do mês ou ficou sem créditos da noite para o dia. As operadoras cobram entre R$0,10 e R$0,55 por megabyte excedente.

Para evitar que isso aconteça, listamos algumas dicas para economizar a sua internet 3G, sem deixar de usar o seu dispositivo.

1 – Navegação: Se você costuma acessar muitas páginas de internet no seu aparelho, é recomendável usar o navegador Opera Mini. Ele comprime os dados recebidos e enviados para a Web e, por isso, consome menos megabytes de internet. Além disso, o navegador também carrega páginas com maior velocidade que os concorrentes.

2 – Desligue a internet: Sempre que você não estiver usando, desative o seu 3G. Mesmo em espera, os aplicativos do seu celular ou tablet ficarão sincronizando redes sociais, e-mails, entre outros, e com isso você aproveitará menos o seu plano de dados.

Para desabilitar o 3G no sistema Android, basta segurar o botão que desliga o aparelho e selecionar a opção referente à internet. Também é possível baixar na Google Play o aplicativo gratuito APN Brasil e clicar em desativar internet.

3 – Dados em segundo plano: esse é um dos grandes vilões do consumo de dados. Serviços com geolocalização, como Google Latitude ou Intstagram, continuam usando o seu 3G mesmo quando o celular está em espera (a menos que você desligue a internet do aparelho). Para gerenciar habilitar ou desativar os dados em segundo plano, vá em Configurações > Contas e sincronização e marque a opção desejada.

smart phone icon

4 – Use o Wi-Fi: sempre que puder, se conecte a uma rede Wi-Fi. Muitos restaurantes, empresas e universidades oferecem internet sem fio aberta, então aproveite. Mas vale lembrar que não é recomendável utilizar aplicativos bancários ou fazer qualquer tipo de transação monetária em uma rede aberta não confiável. Nesse caso, use o 3G.

5 – Use aplicativos: Na Google Play, é possível encontrar diversos a aplicativos gratuitos que ajudam no monitoramento e na economia de internet no seu aparelho. O Onavo, por exemplo, mede a quantidade de dados enviados para a Web e mostra qual é o app que consome mais o 3G.

É importante lembrar que aplicativos que transmitem músicas e vídeo via internet, como o TuneIn Radio e o Youtube, respectivamente, são os campeões de consumo de internet em aparelhos móveis. Portanto, use-os com parcimônia e preferencialmente redes Wi-Fi.