Mundo Tech Tecnologia

CNH digital agora pode ser criada sem necessidade de ir ao Detran

Usuários não precisam mais ir até o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para gerar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital válida. O órgão, junto do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), agora tem uma nova ferramenta que permite a fazer o documento pelo app CNH Digital, sem precisar ir até o Detran.

Para isso, o usuário só precisa ter uma CNH com o QR code na parte de trás. Os modelos emitidos após maio do ano passado já contam com isso. A proposta é que o usuário consiga ter uma versão digital com processo apenas pelo sistema online.

“A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”, destaca Baldy em comunicado à imprensa.

Ao todo, já foram criadas 620 mil CNHs digitais no país, mesmo antes da mudança. Contudo, cerca de 26 milhões de pessoas possuem uma CNH no Brasil com o QR code, ou seja, já aptas a ter uma versão digital.

Para garantir a segurança do processo, o app utiliza, além do código na parte de trás do documento, também biometria facial pela câmera do smartphone. “Primeiro, o dispositivo móvel realiza a leitura e validação do QR Code, impresso na parte interna da CNH em papel. Depois, o cidadão passa por uma etapa de validação biométrica facial, garantindo a correta identificação da pessoa”, explica a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Como funciona

O usuário precisa primeiro baixar o app Carteira Digital de Trânsito, ou atualizar a versão do programa em seu device. Ele está disponível tanto para iOS quanto para Android. Em seguida:

  • Faça um cadastro e realize a confirmação por e-mail;

Foto: Wagner Wakka/Canaltech


  • Após esta etapa, faça o login no sistema e toque no ícone de + no canto inferior do app;
  • Escolha a opção Pelo Celular no menu;
  • Em seguida, escaneie o QR code da sua CNH. Trata-se deste desenho que fica na parte de dentro da dobra do seu documento, que parece um “chuvisco de tv”;

CNHs mais novas têm código na parte de trás (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)


  • Após isso, o app vai abrir a sua câmera para fazer a verificação biométrica. Basta que você aponte para o seu rosto;
  • Por fim, informe o número do smartphone que você está usando para fazer a validação;
  • Após a criação do documento, o app vai pedir que você crie uma senha de quatro dígitos para ser usada toda vez que você precisar usar a CNH Digital.

Nota: O Canaltech tentou experimentar a versão do app para Android e a versão do Carteira Digital de Trânsito ainda conta com uma atualização do último dia 4. Dessa forma, é possível que a novidade demore ainda algumas horas para chegar aos usuários da plataforma.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste