Ciência & Tecnologia

Comércio de tablets crescem 18,3% no 3° tri brasileiro




Os tablets no Brasil tiveram um crescimento 18,1% nas vendas ou 2,3 milhões de unidades, se comparado ao mesmo período do ano passado além de um acréscimo de 18.3% na comparação com o 2° trimestre deste ano.

A análise elaborada pela empresa de inteligência de mercado, IDC Brasil, aponta que foram comercializados 590 mil tablets em julho, 755 mil em agosto e 963 mil em setembro.

“Após um primeiro semestre considerado fraco, impactado principalmente pela Copa do Mundo, as nossas expectativas estão se confirmando. Ou seja, apesar do baixo desempenho da economia e das eleições presidenciais, as vendas (dos tablets) retomaram fôlego no 3° trimestre”, afirmou Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil.

Segundo ele, setembro teve um ótimo desempenho em função do início do abastecimento das lojas para o período de final de ano, com destaque para o Dia das Crianças, e a Black Friday, que em seu ponto de vista, “definitivamente, veio para ficar”.

“Este ano, notamos uma demanda muito grande por parte de fabricantes e varejistas, que fez com que o desempenho deste trimestre quase batesse o recorde registrado no 4° trimestre de 2013”, explica o analista.

O estudo mostrou também o domínio dos tablets com o sistema Google Android, 95% dos tablets comercializados têm o sistema operacional Android. Outra dado da pesquisa aponta que 88% dos aparelhos possuem tela de até 8 polegadas e que 78% custavam até R$ 500, sendo 51% abaixo dos R$ 300.

Para 2014, a IDC Brasil prevê 17% de crescimento do gadget no mercado, com mais de 10 milhões de unidades vendidas. Já em 2015, a companhia estima uma alta de 10%.

Notebooks híbridos no Brasil
Outro produto analisado pela primeira vez nesta pesquisa são os notebooks com telas destacáveis, também conhecidos como híbridos, conversíveis ou 2 em 1.

No 3° trimestre de 2014 não atingiu 10 mil unidades vendidas, mas a IDC Brasil espera um forte crescimento para os próximos anos.

“Ainda é um mercado novo no país, o usuário está se acostumando com a ideia de ter duas opções de produto em um mesmo formato, mas os vários lançamentos a preços populares tendem a impulsionar ao mercado”, disse Hagge.

“Para 2015, nossa estimativa é que os notebooks com tela destacável aumente 500%”.

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