Ciência & Tecnologia

Como funciona a busca social no Facebook




Por Lucas Agrela

Nesta semana, o criador do Facebook Mark Zuckerberg anunciou uma parceria com o site de buscas Bing, da Microsoft, para lançar o Graph Search: um recurso de pesquisas mais amplo na rede social. Basicamente, a partir das próximas semanas, você poderá pesquisar quais dos seus amigos curtem coisas específicas.

Por exemplo, você poderá pesquisar “pessoas em São Paulo que gostam de música sertaneja” e então uma lista de perfis será exibida como se fossem os resultados de pesquisa do Google. A ferramenta pode ser útil até mesmo para encontrar uma potencial namorada(o) com características detalhadas, como gostar de certos bares, filmes ou séries.

Outra novidade interessante é que você pode também digitar “descobrir algo novo” para receber uma recomendação de página aleatória.

Vale ressaltar que os resultados das pesquisas são exibidos em um ranking que tem como quesito a popularidade da publicação. Se você procura uma foto tirada em Santos, o primeiro resultado será o que tiver mais curtidas e os demais aparecem em ordem decrescente.

Segundo Facebook, as configurações de privacidade são respeitadas no Graph Search, sendo assim, os resultados da sua busca exibem apenas usuários que estão na sua lista de amigos ou têm perfis públicos.

A pesquisa social deve chegar a todos os 1 bilhão de usuários do Facebook nas próximas semanas, mas você pode entrar na fila de espera se inscrevendo neste link.

Continua após a publicidade..