Ciência & Tecnologia Tecnologia

Como recuperar senhas roubadas

Nos dias de hoje, é necessário ter uma senha para tudo o que você faz online. São contas de e-mails, cadastros em redes sociais, serviços bancários, lojas eletrônicas, acesso a programas do trabalho que, com tanta informação, ter cuidado com seus dados é essencial para não se tornar mais uma vítima de criminosos online.

Uma conta de e-mail é uma “mina de ouro” para pessoas más intencionadas, por isso é tão valiosa. Lá, é possível encontrar desde documentos, fotos, dados pessoais até conversas comprometedores. Já as redes sociais podem se tornar uma fonte de informações sobre a vítima e também toda a rede de contatos dela, por isso, é preciso ficar atento às dicas de segurança online.

Como um hacker pode conseguir uma senha na internet? Usando diversos truques como infectando o dispositivo com um malware, invadindo sites com bancos de dados, ou praticando o phishing.

Ter uma senha roubada é sempre uma grande dor de cabeça. Se você desconfia que outra pessoa está usando sua conta, ou teve o seu acesso bloqueado, não precisa se desesperar. Na maioria dos casos, é possível, sim, restaurar as suas informações.


Confira cinco passos para recuperar a sua senha roubada:

Acesse a página de recuperação de senha

Toda conta de e-mail ou rede social oferece a opção para recuperar senhas perdidas. Siga sempre as instruções dadas para cadastrar uma nova combinação.

LEIA MAIS

+ Aprenda a criar senhas mais seguras na internet

+ Facebook: cuidado com vírus no seu perfil

Cadastre o telefone na conta de e-mail

Uma boa opção para prevenir o roubo de senhas é o cadastro de telefone para recuperação de senhas. Caso alguém tente modificar a sua conta, uma mensagem é automaticamente enviada para o seu telefone. Desse modo, se a conta for roubada, você saberá imediatamente.

Suporte ao cliente

Se você não conseguiu recuperar a senha, entre em contato com a empresa que presta o serviço. Procure pela página de ajuda e acione a equipe de atendimento ao consumidor.

Acione a justiça

Se o caso for muito extremo, e você se sentir de algum modo prejudicado, há a possibilidade de recorrer à justiça. No Brasil, existem delegacias especializadas em crimes na internet.

Apesar de possível, não é nada fácil restaurar uma conta de e-mail. Para evitar o transtorno, o melhor remédio é sempre a prevenção. Antes de recuperar a sua senha, é importante fazer uma varredura no sistema e excluir qualquer tipo de vírus do computador. Ter um comportamento seguro na web ajuda bastante a preservar sua privacidade como, por exemplo, criar sempre senhas fortes, acessar redes seguras, investir em um bom antivírus e ficar atento às fraudes em sites e e-mails falsos.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.


Talvez você também goste