Ciência & Tecnologia

Como remover vírus e proteger sua conta bancária




Por Lucas Agrela

Os sites de relacionamentos como Orkut, Facebook e Twitter estão repletos de usuários maliciosos que distribuem vírus ou fazem spam. Muitas vezes esses internautas usam técnicas chamadas de engenharia social, que consiste em enganar outros usuários para que eles instalem vírus ou códigos java script no Internet Explorer, Chrome ou Firefox.

Se você foi vítima de um desses golpes, não se desespere, pode ser que haja uma solução. Primeiramente, utilize o Norton Antivírus (que já vem instalado no seu computador Positivo) ou baixe outro programa de segurança, como o gratuito Avast, e faça uma verificação completa do disco. Lembrando que é importante que seu computador não tenha dois antivírus instalados para evitar conflito entre eles.

Em navegadores como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, em que é possível instalar extensões, é preciso acessar a aba “Ferramentas” e procurar pela opção “Complementos” (Firefox) ou “Extensões” (Chrome). Identificando quaisquer programas suspeitos, basta removê-los.

Para esses dois navegadores, está disponível o complemento Flash Block, que impede a execução de códigos java script, responsáveis pela publicação involuntária de recados para seus amigos com links maliciosos. Baixe a versão para Firefox aqui e para Chrome aqui.

Proteção bancária

Se você estiver preocupado com a segurança das suas informações pessoais, use o software BankerFix, desenvolvido pela empresa Linha Defensiva (faça o download aqui). O programa é especializado em encontrar e remover ameaças como worms, spywares, key loggers e cavalos de tróia, responsáveis por capturar tudo o que você digita, como senhas de bancos, de e-mails e redes sociais.

Resultado final

O BankerFix tem um funcionamento simples, basta pressionar uma tecla para que a busca por ameças seja iniciada, aguardar alguns minutos e ver o relatório de resultados, que mostra quantos arquivos ou programas suspeitos foram encontrados e removidos.

Mas se mesmo assim você ainda estiver inseguro, o mais indicado é mudar todas as senhas de contas bancárias, redes sociais e e-mails, sempre que possível usando combinações com letras, números e símbolos.

Continua após a publicidade..