Ciência & Tecnologia

Conheça uma maneira fácil de calcular o consumo do seu PC

Você tem ideia de quanto custa manter seu computador ligado? Uma solução prática e simples é usar o Joulemeter para fazer esse cálculo paravocê.

Esse pequeno utilitário desenvolvido pela Microsoft Research foi criado para estimar o consumo de energia de máquinas virtualizadas —computadores simulados por software — , mas ele também pode ser usado para estimar o consumo de computador portátil, de mesa ou mesmo de um programa. Ou seja, nada de cabos, medidores ou contas complicadas, basta rodar o programa e ficar de olho na sua janela de monitoramento:

Esse software consegue monitorar o consumo de alguns componentes do PC como o processador ou o disco e o consumo total em kWh também é convertido em quantidade de CO2 gerado para consumir essa energia (segundo os padrões americanos, é claro).

Para calcular o valor desse consumo em reais, basta multiplicar esse valor (em kWh) pelo custo de cada kWh que é normalmente informado na conta de luz.

Observe que esse programa faz uma estimativa de consumo ou seja, se comparado com uma monitoração real feita com equipamentos específicos, pode haver uma pequena diferença entre os métodos de medição

O Joulemeter pode ser baixado neste link. Mais detalhes sobre o programa e como ele funciona podem ser vistos aqui.


Talvez você também goste