Ciência & Tecnologia

Controle o que seu filho vê na internet



Criança e internet é uma combinação que veio para ficar. Não importa a idade, é cada vez mais comum ver meninos e meninas navegando em sites de jogos, redes sociais e até salas de batepapo. Na época de férias então, esse tempo na frente do computador aumenta consideravelmente, e é aí que os pais devem ficar em alerta.

Para especialistas, os pais devem ser responsáveis pela segurança online de seus filhos. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela McAfee em 2013, apenas 24% dos entrevistados afirmaram ter instalado algum software para controlar o acesso dos jovens à web. Isso mostra que a maioria dos pais não tem controle algum sobre o que seus filhos acessam na internet.

O “controle dos pais” ou controle parental é um serviço que auxilia os pais e profissionais responsáveis a monitorar o uso do computador pelas crianças. É possível filtrar o conteúdo da Internet e, monitorar e-mail e até configurações de limites para as redes sociais.

As possibilidades são muitas, e você pode ajudar a proteger as crianças de diversas formas, como por exemplo, instalando um bom antivírus que tem a ferramenta de controle de pais, até aplicativos alternativos que filtram o conteúdo permitido para as crianças e ainda definem quanto tempo elas poderão usar o computador. Fique de olho na internet dos seus filhos, aprenda cinco maneiras de controlar o que seu filho vê na web.

Confira o que o controle parental pode fazer na hora de supervisionar a diversão das crianças na web

Windows

O sistema operacional Windows tem uma ferramenta muito interessante para os pais. Ela permite que o responsável pelas crianças defina quanto tempo será permitido que elas passem navegando na web. Uma hora? Três horas? Somente no final de semana? Você decide! É possível também impedir que os pequenos acessem jogos violentos, ou que você não deseja que eles joguem. E até impedir que crianças usem programas específicos.

LEIA MAIS

+ O que você precisa saber sobre vírus no celular

+ Não caia na rede! Saiba como proteger seu celular de invasões

+ McAfee alerta sobre aumento das ameaças em dispositivos móveis

Navegador

Internet Explorer, Chrome, Firefox, os principais navegadores possuem a ferramenta de controle parental. Isso quer dizer que é possível configurar um usuário apenas para as crianças, e impedir o acesso ao conteúdo proibido.

Antivírus

Antivírus também serve como controle parental. O antivírus da McAfee, por exemplo, possui a ferramenta de controle dos pais, que permite o usuário limitar o uso da internet, acesso a sites impróprios, e aplicativos indesejáveis, independente do navegador que a criança utilizar.

Vídeo Game

Outro campeão de preferência entre as crianças, o vídeo game também possui a ferramenta de controle de pais. X Box, Playstation e Nintendo, os principais consoles também possuem o controle parental e serviços que variam desde classificação de jogos por faixa etária, utilização da internet e tempo de permanência com o aparelho ligado.

Aplicativos para celulares

A internet também é cada vez mais acessada por aparelhos de celular, e muitas crianças já são donas dos seus próprios smartphones. Alguns aplicativos oferecem o serviço de controle parental. O Kids Place é um dele. Disponível para Android, o aplicativo personaliza o telefone para que ele exiba apenas funcionalidades que os pais tenham autorizado. Ele também pode prevenir que crianças comprem ou baixem novos aplicativos, bloqueiam certos tipos de chamadas e trava a tela quando necessário.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.


Talvez você também goste