Mundo Tech

Crie um link para o seu número no WhatsApp

Como facilitar a conversa com um número que não está na nossa lista de contatos? O WhatsApp conta com um recurso que ajuda bastante, não apenas permitindo que você seja redirecionado automaticamente para uma conversa com o número em questão, mas também envie uma mensagem de boas vindas.

Trata-se do “Click to Chat” (“Clique para conversar”, em tradução livre). Basicamente é um link pré-formatado com o número de telefone em questão e uma mensagem. E vamos explicar como utilizá-lo neste artigo.

Criando um link personalizado

O formato geral do link é este: “https://api.whatsapp.com/send?phone=5511000000000&text=uma%20mensagem%20qualquer” (sem as aspas). Agora vamos às substituições:

Número

  • “55” é o DDI, o código internacional brasileiro. Não costumamos utilizá-lo no dia a dia, já que nos comunicamos frequentemente com pessoas do Brasil.
  • “11” é o DDD do seu número. Basta substituir pelo código da sua área (11, por exemplo, é utilizado na grande São Paulo).
  • “000000000” é o seu número de telefone.

Supondo que você more em São Paulo e o seu número for 912345678, a primeira parte da mensagem ficará “https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912345678”. Agora vamos à mensagem.

Mensagem:

O truque aqui é saber que o “%20” representa um espaço na mensagem. Então o trecho “text=uma%20mensagem%20qualquer” aparecerá como “Uma mensagem qualquer”. Agora basta criar uma mensagem própria para gerar o link.

Se a mensagem for “Estou interessado no seu carro” com o número do exemplo 55 11 912345678, a mensagem ficará:

“https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912345678&text=estou%20interessado%20no%20seu%carro”

E é isso. Se você estiver vendendo um carro, pode colocar este link no site de vendas. Os interessados serão automaticamente redirecionados para você já com o assunto em questão.

Encurtando o link

Mas aí temos um problema, não é mesmo? O próprio link mostra o seu número para quem quiser ver. Além disso, o tamanho é pouco prático. Vamos resolver esses dois problemas com uma tacada só.

Depois de criar o link, basta encurtá-lo com um site especializado, caso do Bit.ly, TinyURL ou Ow.ly.

O link não apenas ficará mais curto e prático, como também não mostrará o seu telefone para o planeta inteiro.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste