Ciência & Tecnologia Tecnologia

Crie uma senha segura e cuide do que é seu!

Nesse dia 7, acontece o PassWord Day 2014 (em português, o Dia da Senha Segura), uma campanha da Intel Security /McAfee que visa conscientizar os internautas da importância de criar uma senha segura. Para isso, disponibilizam dicas totalmente gratuitas na fanpage e no site oficial da ação.

Depois de algum tempo, a segurança de qualquer senha cai pra zero –e interladrões é o que não falta! Por isso, é importante que você troque suas senhas frequentemente e proteja o que é seu. Em segundos, os hackers tentam as 10mil senhas mais fáceis e diferentes para acessar suas contas virtuais, então, evite senhas muito curtas, datas ou dados encontrados no Facebook e evite usar as mesmas senhas em todos os lugares: use uma senha para assuntos bancários, outra para redes sociais e outra para sites em geral, por exemplo.

Mas afinal, como criar uma senha segura?

É simples: seguindo as dicas do Dia da Senha Segura!

Faça uma senha longa;

Quando o assunto é senha, o tamanho vale mais que a complexidade.

Acrescente palavras para aumentá-la;

Ao invés de usar a palavra “senha” como senha, que tal “essaeaminhasenha”? Uma única palavra é fácil demais e nossa meta, aqui, é dificultar.

Use espaço;

O que poucas pessoas sabem é que o espaço é permitido nas senhas. Seguindo nosso exemplo a cima, seus dados ficariam mais seguros com a senha “essa e a minha senha”.

Use pontos e letras maiúsculas;

No caso, poderia usar “Essa e a minha senha!”

Coloque um ou dois números para substituir uma letra;

O formato de um número pode lembrar o formato de uma letra. Seja criativo! “Essa e a m1nha s3nha!”

Se você ainda acha que criar uma senha segura é uma missão impossível, ou que criar uma para cada assunto exige muito tempo e memória, use um gerenciador de senhas! Ele cria, armazena e insere as senhas para você.

Mude suas senhas, seja criativo e proteja-se!


Talvez você também goste