Mundo Tech

Descubra os melhores plugins e templates no WordPress para sites de leilão

Imagem de 200 Degrees por Pixabay

Os sites de leilão vêm chamando a atenção dos internautas nos últimos meses, pegando carona na expansão do e-commerce. Para se ter uma ideia, dados da plataforma E-commerce Brasil dão conta de que houve 81% de crescimento no consumo digital em abril deste ano, na comparação com igual período em 2019.

Mas, apesar desse cenário positivo, é preciso saber aproveitar a internet. Ou seja, não adianta estar online, é fundamental ser visto, ser notado pelo público.

Nesse contexto, os sites de leilão online devem investir em técnicas de marketing digital para usufruir melhor dessa tendência, como o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca), campanhas no Google Ads e Redes Sociais.

Porém, de nada adianta uma estratégia publicitária bem-planejada se, quando o usuário entrar no site, a experiência for ruim.

Por esse motivo, os sites de leilão devem ser fáceis de usar, seguros, com boa navegabilidade, capacidade para rodar em qualquer dispositivo e também bem otimizados para aparecerem nas buscas do Google.

Para atender essas necessidades, na hora de criar um site de leilão, é importante escolher a melhor plataforma. É justamente neste ponto que os plugins e templates do WordPress fazem a diferença.

WordPress é considerado um dos melhores CMSs disponíveis exatamente porque, por ser de código aberto, tem uma quantidade muito grande de plugins desenvolvidos por programadores do mundo inteiro, o que permitem uma melhor interface para o usuário criar e personalizar praticamente o que ele quiser em seu site.

Embora os tantos recursos disponíveis no WordPress sejam muito práticos e fáceis de operar, muitas empresas preferem que empresas especializadas em marketing digital fiquem responsáveis pela criação do site porque, dessa forma, já é possível obter o melhor resultado principalmente no que diz respeito à otimização do site.

A verdade é que existem muitas vantagens para usar o WordPress para criar um site de leilão.

Por que criar sites de leilão no WordPress?

O WordPress é uma das principais plataformas de gestão de conteúdo e super bem avaliada internacionalmente que oferece templates para sites, isto é, sites pré-desenhados tanto no que diz respeito ao layout como à programação. Outra vantagem importante é que, hoje em dia, a grande maioria desses templates já têm design responsivo, isto é, adequado para abrir em smartphones, tablets, PCs e notebooks.

Confira mais vantagens do WordPress para os sites de leilão.

Plugins

Os plugins são ferramentas que permitem criar e personalizar funcionalidades nas páginas atendendo as necessidades do projeto. Assim, eles possibilitam controlar cadastros, instalar botões de ação, exibir imagens de forma rotativa e até fazer vendas online, entre outras, fazer toda manutenção e atualização das páginas, além de automatizar ações de marketing digital e outras tarefas relacionadas aos sites.

Templates

A organização visual de um site é uma das etapas mais importantes na criação ee um site, pois determina como o usuário vai enxergar o conteúdo e interar com ele, influenciando na sua experiência de navegação na plataforma. Templates são modelos de site, normalmente já composto por arquivos PHP, HTML, XML, CSS e imagens que, em conjunto, definem o layout do site e a configuração de como tudo será exibido, as cores, os botões, links, colunas, imagens, fontes, parágrafos, etc.

O WordPress tem muitas alternativas de templates, inclusive específicas para sites de leilão, como explicaremos ainda neste texto.

Código aberto

Mais uma recompensa do WordPress é que ele é uma plataforma open source, ou seja, tem o código aberto e, com isso, permite que pessoas ou empresas possam estudar, modificar e aprimorar seu funcionamento.

Assim, quando a empresa percebe que o site não está cumprindo seu papel, é possível adquirir recursos mais sofisticados da plataforma ou contratar programadores para ajustar a demanda.

Quais são os melhores plugins e templates para sites de leilão?

Sites de leilão devem ser amigáveis, chamativos, seguros e precisam se destacar nas redes sociais e nos principais buscadores. Para alcançar essa missão, existem plugins e templates que combinam perfeitamente com as necessidades desse tipo de compra online. Veja alguns destaques do WordPress logo a seguir!

WordPress final

O WordPress Final registra usuários e efetua lances, por isso é ideal para sites de leilão. Além disso, ele envia mensagens via e-mail a cada upgrade de quem utiliza. Desse modo, o internauta tem registrado o passo a passo das operações. Em sua versão prêmio, esse plugin tem funcionalidades para fazer cobranças.

Yoo WooCommerce

O Yoo WooCommerce disponibiliza várias configurações próprias para leilão, além de contar com avisos por e-mail e gateways de pagamento.

Esse recurso tem instrumentos para definir lances iniciais e para o aumento gradativo dos valores, conforme as movimentações dos clientes no site. Outro ponto interessante é que é possível que o usuário oculte seu nome, caso não queira expor sua identidade e seus investimentos.

Cotação de leilão

Outro plugin interessante para os sites de leilão é o “Cotação”. Nesse caso, as empresas com conta no eBay conseguem mostrar ofertas em seus próprios endereços virtuais. Além disso, ele permite a visualização de 100 produtos em cada página e filtros para seleção de mercadorias.

Bingo

O Bingo é um template com um super design profissional, limpo e exclusivo que permite que as pessoas publiquem seus lances no site. Além disso, todo dinheiro arrecadado nos leilões vai diretamente para uma conta no Paypal, isso graças ao WooCommerce que já é integrado.

Auction

O Auction é um tema WordPress é ideal para criar sites de leilão de veículos totalmente responsivo. Com um construtor de páginas visuais nativo, pe5mite que qualquer webmaster possa personalizá-lo com facilidade. Outro ponto muito importante é que o template é compatível com a maioria dos plugins do WordPress, além de já te um alto padrão de otimização para os mecanismos de pesquisa.

Essential

Já o Essential é um template do WordPress feito para o e-commerce, mas que tem excelente aplicabilidade para as páginas de leilões virtuais. Suas ferramentas coordenam as operações e lances de forma estruturada e protegida. Além disso, o programa e seus dispositivos possibilitam a venda de produtos.