Ciência & Tecnologia

Dicas de segurança para quem gosta de blogs

Ser blogueiro ou blogueira é estar na moda. Blogs são sensação na internet desde o final dos anos de 1990, quando os diários online se tornaram populares entre os adolescente. Hoje em dia, blog virou coisa de gente grande e tem muito blogueiro fazendo fama em dinheiro apenas para dar a sua opinião. São blogs de moda, tecnologia, jogos, esporte, turismo, filmes, tem de tudo, até blogs especializados em organização pessoas e tarefas de casa.

Para ter um blog é preciso ter atitude, e saber do que está falando. Escrever bem também é essencial, assim como ter bastante criatividade e ideais originais. Para manter o sucesso nas redes sociais e arrasar na internet, é preciso ficar atento às boas práticas no universo dos blogs. Confira cinco dicas de segurança para blogueiros na web.

Saiba criticar

Respeito é bom e todo mundo gosta. Então, tenha sempre em mente que criticar não é xingar ou agir sem educação. Mantenha a compostura, principalmente se for reclamar de algum atendido ou produto. Se foi você quem pisou na bola, assuma o erro, e pronto!

Diga não ao plágio

Copiar textos, infográficos e fotos de outras pessoas é crime. E pega muito mal. Se alguém pedir para você tirar o texto do ar, ou alguma foto não autorizada, respeite o pedido. Cite fontes e faça referências de tudo o que você pegar de outra pessoa.

Reputação Online

Não fique conhecido por polêmicas na internet, ter má reputação pode até garantir alguns míseros 15 minutinhos de fama, mas pode gerar um problemão no futuro. Se beber, não passe nem perto do blog. Dê bons exemplos, responda todos os comentários educadamente, e cheque as informações antes de publicar. Seja um blogueiro do bem!


Identidade Virtual

Roubos de identidade são mais comuns do que muitos imaginam. Pessoas que tem a vida online muito aberta correm o risco de terem seus dados utilizados por outras pessoas para práticas de fraude, entre outros crimes. Seja sempre muito cauteloso em difundir informações muito pessoais, como nome de parentes, local onde mora, frequenta, fotos de pessoas próximas (de criança, nem pensar!), informações sobre o trabalho, escola e coisas do tipo. Você não sabe quem estar lendo essas informações, e elas podem ser usadas contra você mesmo. Se tiver espaço para contato, ou conta de e-mail disponível, cuidado com o que recebe e preste atenção para não cair em golpes de phishing.

Interação

É comum blogueiros terem fãs. E é comum também que esses fãs interajam, e muito com o seu blogueiro preferido. Mesmo que pareçam seus melhores amigos, é preciso ter cautela ao partir para uma amizade com essas pessoas. No ambiente virtual, apesar da sensação de proximidade, todo mundo ainda é desconhecido. Nos espaços para comentários, saiba se portar com profissionalismo. Curta a democracia e saiba aceitar críticas e sugestões.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.


Talvez você também goste