Ciência & Tecnologia

'Diff?', 70% das pessoas não sabem falar GIF no mundo




A linguagem da internet e da tecnologia está na boca do povo. É o “Instagram”, “WhatsApp” (‘Zap Zap’ para os mais íntimos), “Facebook” e “Twitter”.

Mas você sabe como realmente se fala certo os termos da tecnologia?

Uma realizada pesquisa pela Columm Five em parceria com o Mashable revela como as pessoas falam, em 191 países com 30 mil pessoas, termos como GIF, meme, data, Wi-Fi, Linux e cache.

Entre as surpresas, a análise mostra que 70% do mundo não consegue pronunciar GIF (“ji-fi” em inglês ou “di-fi” em português) da forma correta, mesmo países da língua inglesa – locais que dram origem a maioria dos temas. Em sua maioria, as pessoas estão habituadas a falar falam (“ghee-fee” ou “gui-fee”).

Em outra palavra da pesquisa, “Meme”, foi revelado que apenas 18% falam “me-me”, o modo errado – amplamente popularizado no Brasil – e 82% fala do modo correto “me-em”. Neste termo, chama a atenção que 78% dos profissionais da área de tecnologia da informação (TI) falam errado.

O termo Wi-Fi acaba sendo chamado de “ui-fi” por 5% dos usuários. O restante (95%) conseguem tratar a palavra da maneira correta, como “why-fay” para aqueles que falam inglês, ou “uai-fai” entre os lusófonos.

Uma palavra que não tem muito segredo na língua latina, como o português, mas complica para países da língua inglesa é a palavra “Data” (da-ta). Oriunda do latim “datum”, americanos e britânicos se confundem com a letra “a”, se ela é curta ou longa “aa” (algo que deixaria a palavra como “dataa” ou “da-ta-a”).

Quando o assunto é por geração, os millennials (nascidos entre 1980 e 2000) falam o sistema de armazenamento de dados da internet dos navegadores, o cache acaba sendo chamado por 26% dos internautas jovens como “ca-chê” – ou “cash-ay” em inglês. Quando na verdade, o termo deve ser falado como “ca-sh” em inglês ou “que-che” em português.

Já o sistema operacional Linux, acaba sendo falado como “lai-nux” por 21% das pessoas, sendo que 79% falam do modo certo, “lin-nux” ou “lin-nu-quis”.

Continua após a publicidade..