Ciência & Tecnologia

Dilma derrota Aécio no Twitter por 275 mil tweets




A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) derrotou o candidato Aécio Neves (PSDB) também no Twitter. Dilma alcançou durante o último dia do 2° turno das eleições, 859 mil menções ante 584 mil de seu rival tucano, uma diferença de 275 mil posts, segundo informações da empresa americana.

Ao todo, a eleição teve 39,85 milhões de tweets durante os dois turnos, com dados avaliados entre 6 de julho e 26 de outubro. Apenas no dia de votação do 2° turno foram 4,2 milhões de menções, 1,6 vezes maior que o primeiro embate.

O dia 26, 2° turno, bateu o volume de menções; ultrapassando em menções os debates da Globo, Record, Bandeirante e SBT nos dois turnos e a morte de Eduardo Campos, então candidato pelo PSB, em 13 de agosto.

Na soma dos dias de votação, 5 e 26 de outubro, o total é de 6,8 milhões de tweets.

Apuração ‘voto a voto’ e ‘tweets a tweet’
Ainda no dia da eleição, durante a apuração, o pico de Tweets por Minuto (TPM) foi a confirmação de que Dilma foi reeleita, às 20h32 com 32.609 TPMs. O outro pico de audiência no microblog foi quando Dilma começou a abrir a vantagem às 20h13, 28.979 TPMs, com 96% das urnas apuradas.

E o momento em que a eleição estava definida e teve de ser acompanhada voto a voto, às 20h02, com 95% das urnas foi o terceiro momento mais mencionado na rede social, com 20.886 TPMs.

Os posts de agradecimento ao término das eleições dos dois candidatos foram os com mais retweets.

Por governador e partido
A disputa para o posto de líder executivo estadual no 2° turno também teve foco das métricas do Twitter. Dentre os eleitos, o governador mais citado no domingo de eleição foi Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), com 20,7 mil tweets.

Em seguida, Rodrigo Rollember (PSB-DF) surge com 5,4 mil menções e José Ivo Sartori (PMDB-RS) aparece com 3,9 mil tweets.

Entre os partidos, o PT foi o mais citado durante o último dia de votação, com 100 mil tweets. Logo atrás aparecem PSDB (72 mil), PMDB (9,4 mil) e PSB (5,9 mil).

Continua após a publicidade..