A atração que os smartphones exercem sobre as crianças é inegável. E para os pais, a enorme quantidade de jogos “infantis” disponíveis no Google Play pode parecer uma boa forma de entreter os pequenos. Mas muitos deles não passam de “caça-níqueis”, oferecendo uma experiência extremamente limitada para forçar a compra de itens e personagens, contém um excesso de propagandas, ou tem até mesmo conteúdo inadequado ou inapropriado. Por isso, é um alívio encontrar um jogo gratuito, livre de propagandas e divertido como Toca Kitchen 2.
Neste “brinquedo interativo” as crianças irão brincar de cozinha e exercitar a criatividade misturando ingredientes para preparar pratos e tentar agradar os convidados que vieram almoçar. Tudo isso com animações divertidas e uma dinâmica que garante horas de diversão. Vamos por a mão na massa?
Cozinhando com Toca Kitchen 2
Toca Kitchen 2 é gratuito no Google Play. O “objetivo” é preparar uma refeição para uma das três personagens disponíveis: uma menina, um rapaz e um monstro. À esquerda da tela fica uma prateleira com ingredientes, incluindo, carnes, vegetais e frutos do mar, e à direita seus utensílios de cozinha, como processador de alimentos, fritadeira, panelas, forno e fogão. Toque no ícone do Sal e Pimenta no canto inferior direito da tela para acessar uma bandeja com temperos.

Arraste um ingrediente da prateleira para um utensílio para escolher como prepará-lo. O interessante de Toca Kitchen 2 é que não há regras: o jogo não dita o que, quando ou como você pode fazer. A liberdade para brincar com os ingredientes e personagens é total, não importa se você quer servir suco de lula com pimenta para a menina ou bife com brócolis para o monstro. Com isso a criança se sente livre para experimentar.
Cada personagem tem uma personalidade diferente e tentar descobrir do que eles gostam, ou não, é parte da brincadeira. E as animações são muito divertidas, seja uma cara de nojo ao experimentar um alimento de que não gostaram ou um personagem “lambendo os beiços” ao descobrir algo delicioso.

Os pequenos vão se divertir, e os pais vão gostar de saber que o jogo não tem nenhuma característica “freemium”. Não há propaganda, nem timers limitando a brincadeira ou telas pedindo “moedas” para desbloquear personagens ou ingredientes, algo que geralmente frustra as crianças e acaba gerando despesas extras.
Toca Kitchen 2 tem gráficos 3D, por isso pode exigir um pouco mais de desempenho de seu aparelho, embora qualquer smartpthone moderno com um processador quad-core e pelo menos 1 GB de RAM deva dar conta do recado. Para aparelhos mais modestos o primeiro Toca Kitchen, com gráficos 2D é uma boa opção, e também é gratuito.