Mundo Tech Tecnologia

Dropbox ganha sistema de comentários para edições de vídeo

De olho em sua utilização cada vez maior por profissionais do audiovisual, o Dropbox está lançando uma ferramenta que permite realizar comentários de acordo com a minutagem de um vídeo. Ao contrário do sistema já existente, que permite adicionar anotações a um arquivo como um todo, agora dá para comentar um momento específico do clipe, com o clique também levando diretamente a ele, sem a necessidade de avanços manuais.

O recurso também está disponível para arquivos de áudio e funciona de maneira semelhante ao sistema de comentários já existente para outros arquivos. O posicionamento do texto no vídeo, inclusive, é automático, acontecendo durante a visualização e com o tempo indicado aparecendo ao lado da janela de mensagens, segundo a segundo, para que anotações possam ser colocadas junto aos arquivos.

O Dropbox lança a novidade ao lado de um número interessante: de acordo com ela, dois terços dos filmes em exibição no Festival de Sundance, que começa na próxima semana, foram realizados com a ajuda dos sistemas colaborativos da companhia. A plataforma é bastante utilizada entre profissionais da edição de vídeo e podcasters justamente por suas capacidades de sincronização, que sempre fazem com que todos tenham acesso aos mesmos arquivos simultaneamente.

Dropbox agora permite linkar comentários diretamente a um momento específico de um vídeo ou áudio (Imagem: Divulgação/Dropbox)

O novo sistema de comentários facilita a vida dessas pessoas, que já contavam, na interface web e mobile, com outros recursos como um player do Vimeo e a possibilidade de realizar pequenas edições por meio de uma plataforma online. Cineastas, editores e outros profissionais do ramo, claro, agradecem.

Novos elementos de visualização também aparecem com a atualização do sistema, como a visualização de arquivos de áudio em forma de onda e o que o Dropbox chamou de “playback melhorado”, com ajustes de velocidade do vídeo e exibição em resolução de até 1080p para que seja possível ver o clipe da forma como ele foi imaginado para publicação.

O novo sistema de comentários está disponível, por enquanto, exclusivamente na versão iOS do Dropbox, com o lançamento no Android marcado para breve. Há restrições, entretanto: enquanto a realização de comentários é liberada para qualquer usuário da plataforma, incluindo os gratuitos, apenas vídeos e áudios hospedados a partir de perfis Enterprise ou Professional terão o recurso de anotações por minutagem liberado.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste