Ciência & Tecnologia

E-mail falso do Itaú tenta roubar dados dos internautas




Por Lucas Agrela

Nas últimas semanas, cibercriminosos têm enviado e-mails falsos sobre a atualização obrigatória do dispositivo de segurança iToken do banco Itaú, com o objetivo de roubar dados dos internautas, de acordo com o Linha Defensiva.

O e-mail traz a seguinte mensagem (clique na imagem para ampliar):

Esse tipo de golpe é bastante comum e é conhecido como engenharia social, já que engana os usuários de serviços bancários para que eles mesmos implantem o programa necessário para o roubo de dados. Muitas vezes os e-mails são enviados por um amigo que teve a conta invadida, então cheque sempre quem é o remetente da sua mensagem antes de confiar nela.

Uma vez que um usuário acaba instalando um spyware com tecnologia keylogger no seu computador, o criminoso pode ter acesso a tudo que você digita no teclado físico do seu computador, por isso sites de bancos costumam contar com um teclado virtual operado com o mouse.

Recentemente, outra fraude envolvendo atualização de cadastro no site de vendas Mercado Livre também se espalhou pela internet. Sempre desconfie de e-mails solicitando dados pessoais, prefira consultar o serviço de atendimento da empresa.

Continua após a publicidade..