Ciência & Tecnologia

É normal um computador dar choque?

Eu quase cai da cadeira quando, navegando pela internet, vi essa dúvida em um site. Mas… vamos lá: Não, um computador não deve dar choque e — se estiver dando — algo de muito errado deve estar acontecendo.

A não ser que seja um problema interno do computador o mais provável é que a origem desse problema ocorra no aterramento do seu PC, ou, mais exatamente, na conexão do fio terra que seria feito por aquele terceiro pino central presente no plug da tomada de qualquer computador do mercado e até em alguns notebooks:

O detalhe, porém, é que esse problema está, na maioria das vezes, relacionado com a tomada da paredena qual o PC está conectado ou, mais especificamente, na maneira como o fio terra foi instalado.

Em teoria, esse fio deveria estar “neutro”, ou seja, não deveria passar corrente por ele a não ser para escoar o excesso de carga/energia proveniente de sobrecargas e sobretensões da rede. Dessa maneira, protegendo as pessoas e equipamentos de choques acidentais graças a um fenômeno conhecido por equipotencialização do solo.

Aí pode estar acontecendo duas coisas:

Primeira (e a mais comum): O fio terra pode estar rompido ou mesmo não estar presente na tomada, ou seja, essa conexão simplesmente não existe. Com isso, caso o PC esteja sofrendo com algum tipo de sobrecarga acumulada, esses excessos tendem para o que estiver à disposição, ou seja, a mão do usuário provocando os tais choques.

Segunda: O fio pode estar em contato (ou em curto) com um fio energizado em algum ponto da casa, ou mesmo no poste da rua. A corrente elétrica pode vir pelo fio terra, provocando assim, choques ao tocar nas partes metálicas no equipamento.

Em ambos os casos não seria difícil checar se o fio terra da sua tomada está com problemas. Mas nesse caso, preferimos recomendar que isso seja feito por um profissional eletricista, já que, além de diagnosticar o problema, alguém vai ter que consertá-lo, né?

Mas aí pode surgir um outro problema: e se não houver uma maneira prática de puxar um fio terra na tomada onde fica meu computador, como eu faço?

Nesse caso, a solução pode estar no Módulo Isolador, um dispositivo criado pela empresa brasileira Microsol que funciona como um estabilizador de rede elétrica, filtro de linha, carregador USB, etc. Mas seu principal atrativo é dispor de um circuito especial que dispensa a necessidade do fio terra, ou seja, ele pode ser ligado em qualquer tomada de dois pinos.

Sua a versão batizada de MIE G3 já é compatível com o novo padrão nacional de tomadas.

Mais informações no site da empresa em www.microsol.com.br/produtos/modulo_isolador/mig/


Talvez você também goste