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EA retira loot boxes de FIFA 18 na Bélgica, mas diz não concordar com comissão




A Electronic Arts (EA) emitiu comunicado nesta terça-feira (29) em que resolveu tirar o sistema de loot boxes do jogo FIFA 18 para usuários da Bélgica. A decisão aconteceu, segundo a companhia, após “longas discussões com autoridades” do país.

Em abril do ano passado, uma comissão de jogos do Koen Geens, Ministério da Justiça do país, começou a investigar os games que continham loot boxes. Tratam-se de sistemas em que o jogador compra um pacote de itens com dinheiro real, antes mesmo de saber o que tem dentro. Parte da “graça” seria a adrenalina de abrir estes pacotes. Contudo, a comissão julgou que os títulos investigados (na época, Star Wars Battlefront II, Overwatch, FIFA 18 e Counter Strike: Global Offensive) feriram leis de jogos de azar no país.

Entre elas está o fato de criar um lucro emocional, sendo que há uma certeza sobre o que se vai receber; criar impressão de vantagem, já que nem sempre o jogador pode receber algo que vai lhe ajudar; usar seu próprio sistema de moedas, vinculados a uma cotação real; permitir métodos infinitos de depositar dinheiro na conta dos jogadores; e, mais importante, não informar quais as chances de ganhar algo nem apresentar como funciona seu sistema de gerador aleatório.

“Os jogadores são tentados e enganados e nenhuma das medidas de proteção é aplicada para os jogos. Agora que está claro que as crianças e as pessoas vulneráveis, em particular, estão expostas a elas de forma desprotegida, não só os fabricantes de jogos, mas também parceiros como a FIFA, são convocados a interromper essa prática”, disse o diretor da comissão Peter Naessens, na época.

Tal convite foi aceito pela EA com quase um ano de atraso. A empresa informa que vai lançar uma atualização para FIFA tanto nas versões de consoles quanto de PC no dia 31 de fevereiro. Assim, jogadores da Bélgica não poderão mais comprar pontos para obter jogadores para o modo Ultimate Team. Contudo, jogadores comprados até então podem continuar sendo usados.

A empresa também lembra que todo conteúdo pode ser adquirido também jogando, sem investir dinheiro real no game. Ainda, quem já tem pontos comprados poderá gastá-los, mas não será possível adquirir mais, depois disso. “Nós sempre buscamos escolha, justiça, valores e diversão para nossos jogadores em todos nossos jogos. Além disso, para garantir opções na forma de jogar, nós incluímos pacotes de probabilidade em nossos jogos para transparência de modo que jogadores sejam informados sobre as escolhas possíveis”, aponta a empresa.

A EA ainda notifica que pretende se adequar às normas, mas não está satisfeita com a decisão. “Mesmo que estejamos tomando esta decisão, nós não concordamos com a interpretação das autoridades belgas sobre esta lei e vamos continuar a buscar mais esclarecimentos sobre o assunto a seguir. O impacto desta mudança no FIFA Ultimate Team na Bélgica não é relevante para o nosso desempenho financeiro”, finaliza a nota.

A empresa se defende também dizendo que o preço dos jogos em lançamento se mantém inalterado há tempos; logo, é preciso buscar novas formas de aumentar as rendas sobre jogos com custo de produção cada vez maiores. De fato, pelo menos desde a geração do PlayStation 3 e Xbox 360, os games são vendidos ao preço base de US$ 60 nos Estados Unidos, há pouco mais de 15 anos.

Toda a polêmica de loot boxes nasceu em 2017, quando a EA lançou Star Wars: Battlefront. A forma abusiva como a empresa usou a mecânica fez entidades levantarem luz sobre a questão de que estes pacotes poderiam ser considerados jogos de azar.

Fonte: Canaltech

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