Mundo Tech

Electronic Arts teria cancelado jogo de mundo aberto da saga Star Wars




A Electronic Arts cancelou, nesta semana, o desenvolvimento de mais um grande game baseado na saga Star Wars, que seria de mundo aberto e com grande foco na exploração de planetas. A morte da vez seria de um projeto chamado Orca, que estava em produção pelos estúdios da companhia em Vancouver, no Canadá, e aproveitaria artes e conceitos de um outro jogo, também cancelado, que estava em andamento pelas mãos da desenvolvedora Visceral Games.

De acordo com as informações não confirmadas, os jogadores controlariam bandidos e caçadores de recompensa no título não anunciado, interagindo com diferentes facções do universo Star Wars. A exploração do universo seria livre, mas com missões que levariam a história e o mundo do game para a frente, aos moldes da maioria dos jogos de mundo aberto disponíveis no mercado atual.

De acordo com as informações do Kotaku, entretanto, foi justamente o tamanho do título que levou ao fim dos trabalhos. Em desenvolvimento desde outubro de 2017, o chamado projeto Orca ainda estaria em estágios iniciais de produção, enquanto os executivos da EA julgam precisarem de um novo título mais cedo do que o planejado inicialmente, provavelmente, ainda para este ano, quando o Episódio IX da saga cinematográfica chega aos cinemas. A previsão do game de mundo aberto, entretanto, era de um lançamento apenas no final de 2020.

Outra hipótese levantada pelas fontes que revelaram o cancelamento estaria relacionada à chegada dos consoles de nova geração ao mercado. Como um título dessa magnitude, é claro que ele também estaria de olho nas próximas plataformas, mas boa parte dos trabalhos estariam sendo feitos ainda com o PS4 e o Xbox One em vista. Um lançamento no mesmo ano da aterrissagem das novas máquinas poderia prejudicar um projeto tão grande e, logicamente, caro.

A notícia representa uma continuidade de notícias negativas para os fãs de games e também de Star Wars, que ainda se lembram com tristeza do fechamento da Visceral Games. As portas da produtora da franquia Dead Space foram fechadas em 2017, com boa parte de seus funcionários sendo demitidos. Eles estavam trabalhando em um game baseado na saga espacial, de codinome Ragtag, que teria um foco mais sombrio e linear, com grande atenção para o enredo e as cenas de ação, com direito a envolvimento da roteirista e antiga produtora da série Uncharted, Amy Hennig.

Comentando a situação, a EA chegou a afirmar que jogos desse caráter não eram mais populares e que, ao cancelar o projeto Ragtag de Star Wars, acreditava que títulos para um só jogador não eram mais tão populares. Foi por isso que o projeto acabou reiniciado pelas mãos dos estúdios de Vancouver, também responsáveis por séries como FIFA e Battlefield, com apenas artes e alguns poucos conceitos sendo aproveitados. A fala, claro, gerou revolta dos fãs e até mesmo indiretas e cutucões de outras produtoras do mercado de games.

Outros problemas recentes também atingiram outros estúdios que trabalham em jogos de Star Wars. Jade Raymond, veterana da indústria com passagens por empresas como Ubisoft e Sony, deixou a EA e o estúdio interno que ajudou a fundar, a Motive, após recolocações e a indicação de uma nova executiva, Samantha Ryan, da Maxis, para coordenar os trabalhos. Os motivos para a saída, entretanto, não foram revelados oficialmente.

De acordo com as informações ainda não confirmadas, a EA Vancouver, agora, segue adiante com um projeto inteiramente novo, também baseado em Star Wars. Nenhuma demissão foi realizada no estúdio, ao contrário do que aconteceu no passado, mas a Electronic Arts não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..