Ciência & Tecnologia Tecnologia

Entenda a vantagem das plataformas online para a economia sustentável

Foto: Mundo Positivo
Na indústria de eventos, as compras por dispositivos móveis vêm tornando o uso da folha de papel para impressão de ingressos cada vez mais obsoleto. A Eventbrite, que é uma plataforma global em tecnologia para eventos, por exemplo, processou 100 milhões de ingressos e inscrições online pelo mundo apenas em 2015. Por sua tecnologia permitir o acesso aos ingressos e credenciamento de participantes por smartphones, a Eventbrite possibilitou a economia de milhões de folhas de papel.
Esse movimento de consumo consciente tem ganhado mais força nas empresas brasileiras, que por sua vez, têm incorporado práticas sustentáveis, principalmente as que lidam diretamente e em abundância com o uso de recursos naturais. Hoje em dia, a preocupação em reduzir o impacto dos negócios e encontrar alguma forma de compensar o meio ambiente e comunidades locais está nas mentes dos membros da alta gerência das empresas, o que não era realidade há pouco menos de 20 anos.
Tudo isso é reflexo das mudanças de comportamento dos consumidores, que estão mais vigilantes e atentos às práticas empresarias. A adoção de pensamentos sustentáveis na gestão e processos e ações de responsabilidade social serão cada vez mais cobradas por parte da sociedade e dos consumidores. De acordo com estudo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), divulgado no segundo semestre de 2015, 86% dos brasileiros acreditam ter responsabilidade em fazer a diferença e que as empresas precisam ter um papel mais ativo no processo. A mesma porcentagem de entrevistados acredita que os negócios mais bem sucedidos no futuro serão os que incorporam às questões da sustentabilidade. O mesmo acontece com organizadores e participantes de eventos, que esperam apoiar negócios que se preocupam com o meio ambiente.
A economia do papel, já adotada pela Eventbrite, ajuda a preservar as florestas e reservas e também acaba por solucionar um problema frequente nos escritórios: armazenar a papelada. As novas soluções digitais, tais como o e-mail, aplicativos para smartphones, armazenamento de documentos em nuvem, entre outras, estão sendo revertidas em ganho de espaço e tornando os arquivos e pastas menos utilizados.
Foto: Mundo Positivo
Além de processar ingressos online, não sendo necessária a impressão, a tecnologia para gerenciamento de eventos da Eventbrite eliminou aqueles calhamaços de listas de participantes e facilitou a vida dos organizadores de eventos. O check-in dos participantes, feito com maior rapidez e segurança através dos QR Codes, elimina filas na porta e reduz as chances de fraudes.
Contudo, segundo o Country Manager da Eventbrite Brasil, Hugo Bernardo, ainda a principal barreira para eliminar de vez a grande quantidade de papel que circula nas empresas é o conservadorismo. “Não é do dia para a noite que o hábito de manusear documentos em mãos deixará de existir, principalmente para as gerações que não nasceram conectadas e com fácil acesso aos dispositivos móveis e computadores desde a infância. A perspectiva é que a entrada das novas gerações no mercado de trabalho altere esse cenário rapidamente.”

Talvez você também goste