Tecnologia

Entenda como funciona o Dual-SIM no Quantum FLY




O Quantum FLY é um smartphone fino e leve, com 7,5 mm de espessura e pesando 140 gramas, e recheado de tecnologia. E como tal, espaço interno é algo extremamente valioso. Durante o projeto um de nossos desafios foi encontrar um modo de acomodar dois recursos importantes para o consumidor brasileiro: o suporte a Dual-SIM no Quantum FLY (o popular “dois chips”) e um slot para cartões microSD, usados para expansão da memória interna.

No Quantum GO havia duas “bandejas” para cartões, uma na lateral esquerda para os SIM Cards e uma na lateral direita para um micro SD. Mas devido à disposição interna dos componentes, no Quantum FLY não há espaço para isso. A solução que encontramos foi o uso de uma bandeja híbrida, capaz de comportar dois SIM Cards ou um cartão micro SD e um SIM Card. Assim, cabe ao consumidor decidir qual recurso é o mais importante.

A bandeja híbrida não é uma novidade, e já foi usada por outros fabricantes (um exemplo é o Galaxy A5, da Samsung). Ainda assim há quem se confunda com este recurso, por isso decidimos explicar direitinho como funciona o Dual-SIM no Quantum FLY.

Entendendo o Dual-SIM no Quantum FLY

No Quantum FLY a bandeja para SIM Cards fica na lateral esquerda do aparelho. Para abrí-la, basta inserir a ferramenta ejetora (na imagem abaixo) no orifício.

unboxing do quantum fly extrator
A ferramenta para ejetar a bandeja com os SIM Cards.

Na bandeja há dois espaços, ou slots, para cartões de memória. O Slot 1 (à esquerda) comporta um cartão nano SIM. O Slot 2 (à direita) comporta um cartão Micro SIM, como mostrado na imagem abaixo.

Nesta configuração o Quantum FLY é um smartphone Dual-SIM 4G. A seleção de qual o chip usar para dados, voz ou mensagens é feita via software, em Configurar / Cartões SIM. É possível alterar qual o chip usado para a conexão de dados a qualquer momento, sem a necessidade de reiniciar o aparelho.

dual-sim no quantum fly cartoes micro nano
Bandeja do Quantum FLY na configuração Dual-SIM. Cartão nano SIM à esquerda, micro SIM à direita.

Lembramos que, como todo smartphone 4G no mercado, o Quantum Fly também funciona em redes 3G ou 2G, se adaptando automaticamente às condições locais.

A bandeja para os SIM Cards usada no Quantum FLY também pode comportar um cartão Micro SD em vez de um nano SIM no Slot 1, como mostrado abaixo.

dual-sim no quantum fly cartoes sd micro
Bandeja do Quantum FLY na configuração SIM+SD. Cartão micro SD à esquerda, micro SIM à direita.

Nesta configuração o Quantum FLY funciona como um Single-SIM com memória expansível. Os cartões micro SD, que podem ter capacidade de até 128 GB, podem ser usados para armazenar fotos, vídeos e músicas, ou formatados como “memória interna” e usados para o armazenamento de apps.

Como sempre, recomendamos o uso de cartões de memória de alta velocidade, identificados como Classe 10, UHS-1 ou mais rápidos, e de fabricantes renomados. Cartões de baixa velocidade ou procedência duvidosa podem causar lentidão, “travamentos” e instabilidade no sistema, especialmente quando usados como memória interna.

Continua após a publicidade..