Mundo Tech

Espiando seu parceiro (a)? App recém-lançado promete impedir isso




Um estudo feito em 2018 mostrou que quase metade dos brasileiros tem o hábito de espionar seu parceiro por meio da internet, principalmente no celular. Com isso em vista, a Kaspersky Lab lançou nesta semana a função “Alerta de Privacidade” para sua solução de segurança móvel, o Kaspersky Internet Security, para Android.

Agora o usuário será avisado caso suas informações particulares estejam sendo monitoradas por meio de spywares comerciais, a maneira mais utilizada para este tipo de “perseguição virtual”. A instalação desses stalkwares, como são conhecidos, não é ilegal, por isso a Kaspersky Lab decidiu introduzir um alerta especial, permitindo que os usuários decidam por si mesmos o que desejam fazer a respeito. É importante ressaltar que esse tipo de prática também pode ser detectado dentro do ambiente corporativo, onde geralmente casos de violação de privacidade também são muito comuns.

Os spywares dessa natureza são aplicações que rodam em segundo plano e são instaladas nos telefones – geralmente por parceiros ou ex-parceiros – para monitorar e rastrear as atividades do dispositivo. Ele geralmente permite que a pessoa que a instalou acesse SMS, fotografias, conversas em redes sociais, dados de geolocalização e, em certos casos, transfira gravações de áudio e câmera em tempo real. Somente no ano passado, a Kaspersky Lab detectou esses programas em 58.487 dispositivos móveis únicos.

Para evitar esse tipo de constrangimento, as empresas orientam as pessoas a nunca passarem suas senhas de acesso, nem mesmo para seus parceiros; evitarem instalar aplicativos que não venham das lojas oficiais dos sistemas operacionais e, sempre que houver um término de relacionamento, resetar o aparelho, de preferência.

O Kaspersky Internet Security pode ser adquirido por R$ 19,90 (proteção para um usuário, por um ano) na Play Store. Os demais planos podem ser adquiridos com preços que variam até R$ 59,90 (três dispositivos por três anos).

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..