Mundo Tech Tecnologia

EUA lança selos para comemorar a primeira vez que homem esteve na Lua

Em 20 de julho, comemoraremos os 50 anos do pouso da humanidade na Lua, que aconteceu nessa data em 1969 com a missão Apollo 11, da NASA. Para celebrar este cinquentenário importante na história da exploração espacial, o Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) lançou nesta semana dois novos selos comemorativos, cujas estampas relembram o feito dos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

Os selos ainda não estão em circulação, mas o USPS promete que isso acontecerá em breve. Um dos selos mostra uma foto icônica da missão Apollo 11, em que Aldrin aparece em pé na superfície da Lua — Armstrong, quem tirou a foto, pode ser visto no reflexo da viseira no capacete de Aldrin. A outra imagem mostra a foto da Lua tirada pelo astrônomo amador Gregory Revera, mostrando a região chamada Mar da Tranquilidade, em que o módulo lunar da Apollo 11 pousou. No selo, esta região aparece destacada em amarelo.

(Imagem: USPS)

Quando comercializados, ambos os selos trarão a inscrição “1969 First Moon Landing” e uma imagem do módulo lunar da NASA, sendo que as estampas foram projetadas por Antonio Alcalá, diretor de arte do USPS.

Essa não é a primeira vez em que os Estados Unidos celebram a Apollo 11 em seu serviço postal. Em setembro de 1969, o serviço de correios da época produziu um selo de 10 centavos chamado “First Man on the Moon”. Em 1989, o USPS comemorou os 20 anos da missão histórica com um selo de US$ 2,40 mostrando Armstrong e Aldrin plantando a bandeira dos EUA na superfície lunar. Em 1994, quando a missão completou 25 anos, o serviço postal voltou a lançar selos comemorativos do pouso do homem na Lua, desta vez mostrando astronautas saudando a bandeira norte-americana. Então, em 1999 foi lançado o selo de 30 anos da Apollo 11, mostrando a imagem da bota de um astronauta no solo lunar.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste