Ciência & Tecnologia Tecnologia

Existe placa de video para notebook?

Tecnicamente falando, a resposta para esta pergunta seria sim. Mas isso não significa necessariamente que você poderá colocar uma ou mesmo trocar aquela que já existe no seu computador portátil.

Isso porque em praticamente todos os netbooks e a maioria dos notebooks e top de linha e de entrada, em especial aqueles equipados com placa de aceleração gráfica Intel GMA — que vem integrada ao chipset do PC (imagem abaixo) ou mais recentemente no próprio processador, caso dos novos chips Intel Core i3, i5 e i7.

Se comparada com os modelos para desktops, as placas de vídeo para notebooks são bastante compactas e até recentemente adotavam diferentes formatos dependendo do seu fabricante.

E isso quando o chip de vídeo e sua memória dedicada não é soldada diretamente na placa-mãe. No exemplo abaixo um espaço reservado na placa-mãe sem os chips instalados:

O que queremos mostrar com isso é que as placas de vídeo para notebooks não são produtos de prateleira que você encontra facilmente no varejo e espera no seu portátil como um módulo de memória e sim componentes altamente especializados que são escolhidos pelo fabricante do PC e configurado para trabalhar da maneira mais harmoniosa com o resto do sistema o que envolve outros fatores como durabilidade da bateria e geração de calor.

E por causa disso, as chances de você conseguir fazer um upgrade bem sucedido na placa de vídeo são remotas e mesmo que consiga, existe o risco da autonomia da sua bateria diminuir ao mesmo tempo que a temperatura interna se eleve a níveis preocupantes.

Resumindo: se sua demanda exige um portátil com melhor desempenho gráfico, melhor considerar a aquisição de um modelo novo.


Talvez você também goste