Mundo Tech

Facebook lança Express Wi-Fi em Gana e expande Free Basics para Marrocos e Laos

Após lançar o Express Wi-Fi em cinco países, o Facebook disponibilizou nesta semana o serviço em mais um país: Gana. A ação foi feita em parceria com a Vodafone Gana e o app pago chegou às comunidades suburbanas das regiões de Nima, James Town, Kanda, Suinoculture Farm e Abossey Okine na capital Accra.

O ato faz parte da iniciativa Internet.Org (ou Free Basics) e o objetivo é oferecer conectividade Wi-Fi para pessoas que vivem em algumas comunidades remotas que não possuem cabos de fibra ótica por um preço baixo. A chegada do Wi-Fi Express pelo Facebook e pela Vodafone em Gana foi elogiada por Vincent Sowah Odotei, vice-ministro de comunicações do país em uma entrevista para a TV local.

Para lançar o Express Wi-Fi em um mercado, o Facebook precisa estabelecer parcerias com redes de telecomunicações locais e provedores de serviços, os quais ficam responsáveis por oferecerem pacotes de dados de baixo custo para os usuários dessas regiões isoladas. Em Gana, essas opções começam custando cerca de US$ 0,20.

Expansão cautelosa

Há alguns meses, o Facebook havia anunciado um programa de parceiros de tecnologia para o Express Wi-Fi, uma iniciativa que permitiria às fabricantes de pontos de acesso uma forma de seus hardwares conseguirem se conectar melhor ao Express Wi-Fi, melhorando a qualidade e a experiência dos usuários do aplicativo.

Mais recentemente, além da súbita revelação da chegada do Express Wi-Fi em Gana, a empresa também parece ter expandido silenciosamente o Internet.Org (cujo nome foi trocado para Free Basics) nos territórios do Marrocos e do Laos.

O projeto em questão visa oferecer acesso gratuito a certos serviços de internet para países em desenvolvimento, mas com certas limitações de conteúdo. Contudo, o Free Basics foi banido da Índia em 2016 e, desde então, o Facebook tem se mostrado cauteloso com seus esforços para levar esse tipo de conectividade para regiões carentes.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste