Mundo Tech

Força Aérea Americana testa seu primeiro carro voador com sucesso




Força Aérea Americana testa seu primeiro carro voador com sucesso - 1

Os carros voadores chegaram. Já há algum tempo com protótipos e experiências em curso, a Força Aérea dos Estados Unidos, em parceria com a startup Lift Aircraft, finalmente fez uma demonstração do Hexa, seu primeiro carro voador de decolagem vertical e motores elétricos (eVTOL). Esse voo de estreia, aliás, acontece exatamente no mesmo dia em que os irmãos Wright fizeram seu primeiro voo, há 112 anos (não entraremos na polêmica Santos Dumont x Wright).

A demonstração fez parte do que a Força Aérea chama de programa Agility Prime, uma coleção de desenvolvedores, comunidades e eventos que visa liderar o desenvolvimento de carros voadores eVTOL pessoais. Com 18 rotores elétricos, o Hexa teve sua demonstração realizada em Austin, no Texas, com a presença de autoridades e executivos da Lift. Foi possível ver, por exemplo, que o eVTOL tem capacidade para apenas uma pessoa e decola verticalmente. De acordo com a startup, não será necessário nenhum tipo de licença especial para pilotá-lo, o que, claro, gera controvérsias.

Além disso, a Lift promete que irá vender o Hexa ao público, mas, como o equipamento foi feito em parceria com a Força Aérea, é possível que vejamos mais testes militares e, depois, versões armadas até os dentes para incursões diferenciadas.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

De acordo com o Coronal Nathan Diller, diretor do AFWERX, programa da Força Aérea dos Estados Unidos que promove a inovação dentro da corporação, mais de 15 fabricantes de aeronaves do mundo estão se interessando pela tecnologia do Hexa e é possível que vejamos negociações a respeito disso.

Não há uma previsão para quando o Hexa chegará ao consumidor final, mas, segundo o pessoal do programa Agility Prime e da Lift, mais testes acontecerão até, pelo menos, 2023.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..