Ciência & Tecnologia

Furacão Patricia se torna o maior da história e atinge México hoje




O furacão Patricia entrou para a história mesmo antes de atingir o México nesta sexta (23). A tempestade de categoria 5 (a maior de todas) está sendo descrita como catastrófica e a maior já registrada.

Uma foto do astronauta Scott Kelly mostra a dimensão da tormenta. Com ventos de 325 quilômetros por hora, o furacão Patricia passará pela costa mexicana vindo do Pacífico e deve causar rajadas de vento fortíssimas, inundação, deslizamentos de terra e muita destruição.

Os meteorologistas dizem que o Patricia deverá entrar pelo grande porto de Manzanillo e atravessar a cidade turística de Puerto Vallarta. As autoridades deslocaram milhares de habitantes e fecharam escolas e estabelecimentos comerciais.

“Melhor prevenir do que remediar. Os furacões são sempre imprevisíveis”, disse Enrique Esparza, diretor de uma loja de móveis em Manzanillo à agência de notícias AFP. De acordo com a agência de notícias, moradores já foram a supermercados para fazer compras de emergência e se preparar para o caso de o furacão causar estragos maiores.

A previsão é de que o Patricia traga cerca de 15cm a 30cm de chuva nos Estados de Jalisco, Colima, Michoacán e Guerrero.

Continua após a publicidade..