Games

Artigo da Betway explica como mod para GTA ganhou público e empresas brasileiras

Fonte: Unsplash

O jogo GTA Online é um dos maiores sucessos da história dos games nos últimos anos, e um dos motivos são os mods que existem para aplicar e mudar toda a estrutura do jogo. Recentemente, o GTA RP ganhou as notícias por apresentar uma proposta diferente e uma experiência com mais realidade no game. Um artigo da Betway mostrou como essa modificação ganhou o público brasileiro, e fez muita empresa tradicional criar campanhas de marketing nos servidores. São ações exclusivas que mostram como os videogames continuam se expandindo no Brasil.

Apesar do sucesso com os fãs, o GTA RP não é um game muito conhecido pelo público. Ele é, na verdade, o GTA Roleplay, onde os jogadores podem ter uma vida normal no universo do premiado jogo da Rockstar. Ou seja, você se conecta aos servidores e ganha um papel nas cidades disponíveis, que pode ser desde taxista até um vendedor. Essa ideia simples ganhou os brasileiros, e chamou a atenção também de empresas e artistas conhecidos.

Isso é mostrado no artigo da Betway Insider, que fez um levantamento das empresas que já criaram campanhas publicitárias no GTA RP. O iFood, o Tinder, a Brahma e a Logitech foram algumas das marcas presentes neste mundo virtual. Isso mostra que os videogames continuam ganhando espaço na rotina das pessoas, e isso representa um potencial econômico grande. Não é coincidência que grandes empresas estão atentas com esse movimento que ganha o Brasil.

É importante colocar que o sucesso desse mod não acontece apenas no Brasil, mas também em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, celebridades como Travis Scott, LeBron James e Anthony Davis costumam marcar presença no game, seja com ações publicitárias ou até mesmo para se divertir um pouco. Entre os brasileiros, a cantora Anitta também já participou de um show virtual por lá. Algo diferente, mas que agradou o público, pois o número de jogadores só cresceu nos últimos meses.

Custo para criar servidor

A ideia do GTA RP é que cada servidor seja um universo único, e os jogadores tenham as obrigações para cumprir. Entretanto, criar um mundo não é fácil, e muito menos barato. Algumas pessoas pagam mais de R$ 20 mil apenas para manter o serviço conectado e disponível para os jogadores. Entretanto, segundo informações da Betway, site de apostas em eSports, é possível também lucrar com ações publicitárias, venda de produtos digitais e até mesmo com as famosas NFTs.

Para entender melhor como funciona, é possível usar o servidor Complexo como exemplo. Ele funciona como um dos maiores universos de GTA RP do Brasil, o que chamou a atenção de grandes marcas. Uma delas foi a BMW, que realizou um pagamento para lançar o carro iX diretamente na plataforma online. Um movimento interessante, mas que causou impacto e gerou cobertura da mídia. Assim, o dono do servidor viu uma diversão virar um verdadeiro negócio.

Ideia do metaverso

O conceito desse mod de GTA é mais um movimento das pessoas em direção ao mundo virtual. Afinal, o Roleplay funciona como um universo online, onde as pessoas possuem profissões e obrigações diferentes, mas de forma organizada. A crise que afetou o mundo, entre 2020 e 2021, fez com que muitas pessoas ficassem em casa, e a alternativa para encontrar com as pessoas foi pela internet. O GTA RP surgiu com isso e ajudou a consolidar a ideia.

Outras plataformas, como o próprio Facebook, estão se mostrando interessadas nessa ideia, e o motivo é simples: sucesso com o público. As pessoas aprovaram a ideia do GTA RP, principalmente no Brasil, e isso representa lucro para os donos dos servidores e também para quem cria campanhas publicitárias neles. Afinal, o Tinder só criou a campanha para divulgar a plataforma e ganhar mais usuários inscritos.

Não é nenhuma novidade que o brasileiro é um dos maiores usuários de internet, com foco nas redes sociais. Entretanto, é interessante ver um comportamento diferente, onde um game tem ganhado espaço com as pessoas e também com as empresas. O GTA RP é um sucesso curioso, que deve manter-se assim por algum tempo. O que não vai faltar em 2022 é proposta de empresas por ações publicitárias, pois o resultado parece positivo para todos envolvidos.