Mundo Tech

Google Chrome ganha recurso de preenchimento automático no Android e iOS

Google Chrome ganha recurso de preenchimento automático no Android e iOS - 1

Com o método de pagamentos móveis em alta por conta das regras de distanciamento social, desenvolvedoras como a Google se dedicam a reforçar a segurança do usuário nas transações online. O Chrome, por exemplo, já suporta reconhecimento facial e biométrico do Windows Hello para autenticações e, conforme anunciado pela gigante das buscas, na última sexta-feira (31), duas novas funcionalidades de preenchimento automático está a caminho do navegador para torná-lo mais seguro.

A primeira delas, conforme já noticiamos aqui no Canaltech, é baseada no WebAuthn (padrão de autenticação oficial da web) e se chama “Touch to Fill” permite utilizar a impressão digital para preencher as informações do seu cartão de crédito automaticamente no lugar do atual método, que exige apenas o código de verificação do cartão (CVC).

Google Chrome ganha recurso de preenchimento automático no Android e iOS - 2
Chrome ganha oficialmente recurso de login automático via biometria no Android (Divulgação: Chromium)

A segunda, por sua vez, “apresenta suas contas salvas para o site atual em uma caixa de diálogo conveniente e reconhecível”, dispensando a necessidade de rolar para preencher os espaços um de cada vez. A ativação de ambos recursos são totalmente opcional e já está disponível no Chrome para Windows e Mac, chegando para a versão Android do navegador nas próximas semanas.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Novidades também para o iOS

A versão beta mais recente do Chrome 85 para iOS também traz novidades relacionadas ao preenchimento automático, permitindo que o navegador se torne um verdadeiro aplicativo de gerenciamento de senhas. Ou seja, caso suas credenciais de um aplicativo estejam salvas no navegador, você poderá fazer login neles a partir aos moldes do que já acontece no Android e em apps como o LastPass e 1Password, por exemplo.

Google Chrome ganha recurso de preenchimento automático no Android e iOS - 3
Chrome Beta para iOS permite que senhas salvas sejam usadas em outros aplicativos (Reprodução: MacRumors)

As informações no ‌iPhone‌ estão disponíveis através do seguinte caminho: “Senhas e Contas”, “Preenchimento automático de senhas” e “Google Chrome”. Vale ressaltar que o recurso está presente somente na versão beta do app e não há uma previsão de quando será disponibilizada na versão estável.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech