Tecnologia

Google começa a extrair informações de vídeos do TikTok na busca




Google começa a extrair informações de vídeos do TikTok na busca - 1

O Google está usando informações tiradas de vídeos do TikTok para alimentar os resultados na pesquisa em computadores e celulares. De acordo com o site SearchEngineLand, o buscador exibe informações obtidas nos vídeos da rede social nos snippets de destaque e na experiência de busca generativa, que mostra resultados gerados por IA.

A Gigante de Mountain View já mostra links de vídeos curtos do TikTok nos resultados desde 2020, numa tentativa de impulsionar as publicações do Shorts, mas não extraía as informações para os textos. Agora, o cenário é diferente: num dos exemplos publicados nas redes sociais, o resumo de texto no topo dos resultados mostra informações tiradas de um vídeo da rede social chinesa e inclui o link de acesso ao post.

O rival Bing, da Microsoft, também possui um carrossel dedicado aos vídeos do TikTok entre os resultados de busca, mas ainda não existem relatos de uso das informações da rede em textos.

Google de olho no TikTok

O Google parece ter entendido o poder do TikTok como mecanismo de busca, especialmente entre as pessoas da geração Z (nascidas a partir da segunda metade da década de 1990). Inserir as informações com base em vídeos pode ajudar a consolidar o poder informativo dos posts da rede social e ainda atrair mais usuários para o próprio buscador.

Além disso, vale ressaltar que o Google já firmou uma parceria anteriormente para inserir resultados do próprio buscador dentro da ferramenta de pesquisa do TikTok.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..