Mundo Tech

Google encerra testes da versão streaming de Assassin’s Creed Odyssey




A Google encerrou nesta segunda-feira (21) os testes da versão streaming de Assassin’s Creed Odyssey, seu primeiro experimento no mundo dos jogos nesse formato. O game podia ser jogado diretamente pelo Chrome, sem a necessidade de downloads adicionais, desde que o usuário tivesse uma internet de, pelo menos, 25 megabits por segundo, o mínimo citado pela companhia para aguentar a transmissão dos dados.

Se tudo funcionasse bem, a ideia da companhia era de que os jogadores teriam acesso a uma versão 1080p de Assassin’s Creed Odyssey, rodando a 60 quadros por segundo e com interação imediata entre controle e imagem, como se o título estivesse rodando localmente. A Google não comentou sobre os resultados do teste, mas, ao longo dos meses de experimento, a experiência de usuários foi agradável, principalmente nos países com internet mais veloz e maior estrutura da companhia.

Estrutura é justamente a palavra de ordem aqui. Com o Project Stream, nome que a iniciativa recebeu, a Google deseja aproveitar sua gigantesca base de servidores e máquinas conectadas para entrar de cabeça no mundo dos games, abrindo as portas para que qualquer um possa aproveitar os títulos mesmo sem ter um PC gamer. Iniciativas de streaming, entretanto, normalmente patinam em termos de conectividade, principalmente em relação ao lag entre controle e imagem.

Isso se deve ao fato de nada estar sendo rodado localmente. Todo o processamento do game acontece nos servidores da companhia e é transmitido para a máquina do jogador como um vídeo, enquanto os comandos do controle são enviados de volta. É aí que entra a questão do lag, afinal de contas é preciso garantir uma resposta rápida para o joystick, caso contrário a experiência se torna injogável.

Ao encerrar os testes do Project Stream, a Google agradeceu aos participantes. Quem jogou mais de uma hora receberá uma chave para download gratuito de Assassin’s Creed Odyssey (os dados salvos no serviço, porém, não podem ser recuperados) e créditos para a loja online Google Play.

Enquanto isso, o futuro permanece incerto, tanto devido ao fato de a Google não ter comentado sobre os resultados preliminares, assim como também não disse se vai voltar a trabalhar com jogos por streaming. A parceria com a Ubisoft para Assassin’s Creed Odyssey foi uma surpresa e, quem sabe, outras desse tipo não estejam pelo caminho. No momento, porém, não se sabe de nada.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..