Ciência & Tecnologia

Google está sendo investigado por agência russa

O Google estaria sendo investigado pela agência antitruste da Rússia por abusar na dominação de mercado do Android por meio de fabricantes de smartphones. Segundo o jornal britânico The Guardian, o serviço federal russo antimonopólio (FAS) entrou com um processo após reclamações do serviço de buscas do país, o Yandex.

A aplicação de internet russa reclamou que os smartphones possuem o serviço de buscas do Google adicionado ao pacote de aplicativos do Android, algo que quebraria as leis antitruste da Rússia. O Yandex possui 60% do mercado de buscas no país, além de oferecer serviços rivais a produtos do Google como YouTube, Maps, o navegador Chrome e o Google Tradutor.

Três empresas de telefonia celular russas alegam que foram proibidas de instalarem os serviços do Yandex em aparelho com Android no ano passado, Prestige, Fly e Explay.

O Google disse ao jornal por meio de um porta-voz, que a empresa não tomou atitudes anticompetitivas na Rússia. “Os fabricantes de celulares estão livres para instalar aplicativos que eles escolhere, e seus consumidores têm o controle total deles em seus aparelhos”, disse o porta-voz.

Vale lembrar que, o Android é uma plataforma de código aberto que outras empresas também usam, como a Xiaomi e a Amazon. O software do Google domina o mercado mundial de smartphone com 81,2%, de acordo com a Strategy Analytics.


Talvez você também goste