Ciência & Tecnologia

Google faz homenagem à poetisa Cecília Meireles




Hoje é o dia da Cecília Meireles. A poetisa, professora, jornalista e pintora carioca é a homenageada desta sexta-feira (7), da página de busca do Google.

O “doodle” da escritora mostra Cecília em uma noite de lua, escrevendo perto do mar do Rio de Janeiro. A brincadeira com o logotipo da empresa se tornou uma marca registrada do Google, que usam de muita criatividade para prestar homenagens aos artistas, personalidades e datas comemorativas ao longo do ano.

Cecília publicou seu primeiro livro em 1919, com apenas 18 anos. A obra, intitulada “Espectros”, era uma coletânea de poesias e foi a primeira de poetisa, que publicou mais de 60 livros ao longo dos seus 63 anos de vida. Sua obra mais conhecida é “Romanceiro da Inconfidência”, de 1953.

A poetisa Cecília Meireles morreu ao entardecer, dois dias após o seu aniversário, no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, em 1964. Ela se recuperava de cirurgias por causa de um câncer de mama.


Após sua morte, recebeu como homenagem a impressão de uma cédula de cem cruzados novos. Esta cédula com a efígie de Cecília Meireles, lançada pelo Banco Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1989, seria mudada para cem cruzeiros, quando houve a troca da moeda pelo governo de Fernando Collor.

Continua após a publicidade..