Ciência & Tecnologia

Google homenageia o Dia dos Professores




A página de busca do Google está homenageando com um doodle (desenho especial do Google) o Dia dos Professores, celebrado no Brasil nesta quarta-feira.

E já faz um tempo que todo dia 15 de outubro os professores são lembrados no país. Em 1947, ocorreu a primeira comemoração. Na época, se homenageava os 120 anos do decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Esse decreto foi assinado pelo imperador Dom Pedro I no ano de 1827 e estipulava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O documento sinalizava a necessidade da descentralização do ensino no império, do cuidado com o salário dos professores, e um plano de matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender.

Para lembrar da importância de um efetivo plano nacional de educação, e também para protestar contra o logo período letivo, professores de São Paulo, tiveram a ideia de fazer uma pequena parada. “Para evitar a estafa”, justificavam os docentes da época.

LEIA MAIS

+ Conheça as características de um bom professor
+ De Professor Girafales a Professorinha Helena, relembre os mestres da nossa telinha

Foi por causa do mestre Salomão Becker que a data se tornou popular. Ele contava que no dia de 15 de outubro, professores e alunos de Piracicaba, no interior paulista, traziam doces de casa para uma pequena confraternização nas escolas. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais.

O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase ” Professor é profissão. Educador é missão”.

Foi apenas em 1963 que a data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Veja aqui todos os doodles já publicados

Continua após a publicidade..