Mundo Tech Tecnologia

Hoje é o Dia Mundial do Backup

Em 31 de março de 2011, um grupo de usuários do Reddit decidiu criar o Dia Mundial do Backup para aumentar a conscientização dos usuários sobre a importância de preservar seus próprios documentos. A ideia de perder arquivos importantes pode parecer uma realidade distante, mas não é bem assim: um em cada dez computadores são infectados por vírus todo mês. Isso pode significar dar adeus aos seus dados mais relevantes.

Não é necessário um erro humano ou falhas de sistema para excluir todos os seus documentos. Roubos e furtos também entram na conta: 113 celulares são roubados por minuto em todo o mundo. Então, é melhor pensar duas vezes antes de adiar aquele backup.

“[O dia 31 de março] não é apenas um dia para fazer backup de seus dados pessoais, mas também é um dia para falar sobre a enorme tarefa de preservar nosso patrimônio e obras culturais cada vez mais digitais para as gerações futuras”, diz o site da iniciativa.

A data escolhida faz uma referência humorística ao April Fool’s Day (Dia dos Tolos, em tradução livre) em 1º de abril. “Não seja um tolo. Faça um backup dos seus arquivos em 31 de março”.

O backup funciona assim: o procedimento gera uma segunda cópia dos seus arquivos, como fotos familiares, vídeos caseiros e e-mails, e os guarda em um local seguro. Isso evita que os documentos fiquem armazenados em um só lugar, como o seu computador, e ainda libera espaço de armazenamento.

“O backup garante a integridade das informações, de configurações, bancos de dados e arquivos de usuários”, explicou o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini. “Caso aconteça alguma falha no sistema em que o usuário esteja utilizando, com o backup realizado constantemente, é possível restaurar suas informações e não perder nenhum dado”.

Segundo ele, os usuários veem o processo de cópia dos documentos como algo demorado e complicado. “Eles não compreendem a importância e o valor de seus dados. Para começar a entender o quão valiosa é cada informação armazenada, os usuários devem se perguntar como seria trabalhoso restaurar tudo o que está arquivado em seu computador, seja corporativo ou pessoal, desde informações gerais como aquela recordação especial de uma viagem”.

O analista ainda ressalta que o backup deve ser incorporado ao dia a dia. A ideia também é defendida pelos idealizadores do Dia Mundial do Backup.

É possível automatizar a tarefa de backup. Hoje, uma série de ferramentas permite substituir o trabalho antes realizado manualmente, como um serviço da Kasperky que automatiza o backup de acordo com a agenda do usuário.

Os chamados cofres virtuais também são uma boa escolha: os arquivos salvos são criptografados por um método resistente a hacking e só são revelados com uma senha. A encriptação é o processo de transformar uma informação de modo a impossibilitar sua leitura. Só poderão acessar o arquivo aqueles com uma identificação particular.

A maioria dos usuários, entretanto, recorre a serviços de nuvem, como o Dropbox ou Google Drive. Ambos disponibilizam uma capacidade de armazenamento gratuita para os internautas. Transferir seus arquivos para outro computador é outra forma de se resguardar, assim como usar um HD externo. Uma matéria do Canaltech ensina três maneiras fáceis de proteger os seus arquivos. Confira.

Já quem quiser entrar na brincadeira (séria) do Dia Mundial do Backup, pode entrar no site da iniciativa e compartilhar o juramento nas redes sociais:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste