Mundo Tech

Japão libera imagens provando ter criado cratera no asteroide Ryugu




Japão libera imagens provando ter criado cratera no asteroide Ryugu - 1

No início de abril, a sonda japonesa Hayabusa-2 lançou explosivos para abrir uma cratera no asteroide Ryugu, com o objetivo de liberar materiais da dura superfície para coleta e posteriormente realizar estudos aqui na Terra. Agora, a JAXA (a agência espacial japonesa) liberou imagens provando seu feito.

A confirmação foi divulgada pelo Twitter, onde a agência postou uma animação mostrando como a região atingida pelo projétil teve sua superfície alterada após o impacto:

Também na rede social, a JAXA disse que “o tamanho e o formato exatos da cratera artificial serão examinados detalhadamente no futuro, mas podemos ver que o terreno de uma área de cerca de 20 metros de largura mudou”. A imagem que mostra a superfície após o impacto foi registrada nos últimos dias, quando a Hayabusa-2 fez uma manobra para se aproximar novamente do objeto. A nave ficou “escondida” atrás do asteroide por cerca de duas semanas para ser protegida dos detritos voadores resultantes do impacto.

Confirmado o impacto bem-sucedido, a JAXA agora inicia o trabalho científico, o que inclui a coleta de amostras do material liberado pela explosão, pois a ideia é trazer para cá tanto amostras mais superficiais, quanto mais profundas — por isso a necessidade de se abrir uma cratera. A Hayabusa-2 ficará ao redor do asteroide até o final deste ano, quando iniciará seu retorno à Terra com sua preciosa carga.

Mais:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..