Ciência & Tecnologia

Luto na web: saiba como excluir o perfil de um usuário em caso de morte




As redes sociais tornaram-se parte do cotidiano das pessoas. É quase impossível encontrar, hoje em dia, alguém que não tenha ao menos um perfil cadastrado em uma delas. Seja no Facebook, ou no saudoso Orkut, milhares de usuários se divertem com suas contas e grupos. Mas o que para muitos é um passatempo, para alguns pode torna-se uma dor de cabeça.

Esse é o caso de quem precisa gerenciar o perfil ou conta de e-mail de quem não está mais entre nós. Como se não bastasse a dor de perder uma pessoa querida, muita gente precisa enfrentar a penúria de se deparar com mensagens automáticas de felicitações e aniversário, convites, entre outras lembranças.

Caso o usuário não tenha deixado uma lista de cadastros e senhas, algumas redes sociais mantém viva, não só a memória da pessoa, mas a conta dela também. Confira dicas de como remover os perfis de redes sociais em caso da morte de algum parente ou amigo, além de conhecer aplicativos e serviços que ajudam a lidar com este momento.

Facebook

Nos oito primeiros anos do Facebook, mais de 30 milhões de usuários passaram desta para uma melhor. Muitas famílias mantiveram os perfis dos amigos e parentes como uma espécie de memorial para o usuário que morreu. Hoje, a ferramenta possibilita que o perfil fique no ar, mas com algumas alterações: por exemplo, o usuário que morreu para de fazer parte da lista de sugestão de amigos e não emite lembretes de datas comemorativas. No Facebook também é possível excluir a conta de quem já faleceu. Para isso, é preciso preencher um formulário online e enviar um atestado de óbito ou notícia sobre a morte.

Mais informações sobre o Facebook.

Twitter

Quem quiser remover a conta de alguém do Twitter terá um pouco mais de trabalho. A rede social exige que a documentação certificando a morte do usuário seja enviada via Correios à empresa. Mas quem não quiser fazer isso, pode esperar a conta ficar inativa por seis meses. Depois desse tempo, o perfil é removido automaticamente.

Mais informações sobre o Twitter.

Instagram

Febre entre os mais jovens, a rede social de fotos Instagram, ou simplesmente “insta” também oferece um serviço para retirar o perfil do usuário que já faleceu. Para isso, a empresa exige que familiares entrem em contato por e-mail ([email protected])

Mais informações sobre o Instagram.

LinkedIn

Na rede sociais focada em educação e carreira, o procedimento é direto e simples. Para encerrar a conta do usuário que faleceu, a empresa que gere a rede social pede que a família preencha um formulário online de verificação de morte. No formulário, deve ser informado o endereço de e-mail que a pessoa que faleceu utilizou no cadastro da rede.

Formulário Online do Linkedin.

Para o Google

O Google é um gigante da internet, e um aglomerador de serviço. Sabe o que mais o Google faz por seus usuários? Remove todas as contas e cadastros como nos serviços do Gmail, YouTube e Google+, entre outras redes, uma vez que o pedido de remoção é aceito. Para isso, será necessário fornecer dados como certidão de óbito da pessoa.

Formulário Online do Google.

Emissão de um testamento digital

Pode parecer estranho, mas já é possível “descansar em paz” na internet. Para evitar transtornos, o testamento digital funciona da mesma forma que um testamento convencional, que só pode ser aberto por uma determinada pessoa que for designada somente caso o dono venha a falecer.

Nele, é possível escolher pessoas para terem acesso a informações importantes como senhas de banco, de contras de e-mail, redes sociais e até mesmo do cartão de crédito. É o caso dos sites “Legacy Locker” (Cofre de legado, em português) e “Slightly Morbid” (Um pouco mórbido, em português), que cobram uma taxa para guardar os segredos e senhas dos usuários. Muitos advogados já estão adotando essa prática.

Tem até aplicativo

Para os mais práticos, uma boa pedida é partir para os “apps”. É o caso dos aplicativos “If I die” (Se eu morrer, em português) e “Dead Social” (Morte Social, em português). Com eles, é possível deixar mensagens e até vídeos para amigos ou familiares.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..