Ciência & Tecnologia

Meu computador foi invadido. E agora?

Tudo o que eles precisam é de uma porta aberta. Uma falha na segurança, e pronto, lá estão eles contaminando o computador. Não importa se é um malware, um vírus poderoso ou programa espião, basta um descuido e o computador está vulnerável.

Quando isso acontece, o melhor remédio é ficar calmo e seguir algumas orientações para se livrar desses intrusos.

Para isso, tenha sempre um bom antivírus instalado na máquina. A maioria desses programas maliciosos é eliminada com uma varredura dos programas de segurança. Mas se o vírus é muito engenhoso, vai ser preciso ter um pouco mais de paciência, antes de pensar em formatar toda a máquina.

O primeiro passo é ficar atento aos sinais de que seu PC foi realmente invadido. Lentidão, mensagens inesperadas, janelas aparecendo sem solicitação e programas que param de funcionar de repente são alguns dos indícios de que sua máquina pode estar infectada. Veja o que fazer caso isso aconteça com o seu computador.

O que fazer

– Antivírus

Se o seu computador não tem um antivírus, ou está com uma versão expirada ou desatualizada, é hora de adquirir um, e bem rápido! Os programas de segurança são capazes de varrer a máquina e vasculhar o sistema em busca de todos os tipos de vírus. Logo em seguida, eles identificam os malfeitores e avisam ao usuário o nome e sua categoria.

Isole-os

Uma vez identificado, é hora de garantir que o vírus será banido do computador. Os programas de segurança oferecem a opção de colocar o vírus em “quarentena”, isolando-os e evitando que algum arquivo importante seja deletado.

– Busque auxílio

Uma boa opção é instalar programas que ajudam o antivírus. Existem programas que são especializados em localizar spywares e malwares, ou outros programas maliciosos que são difíceis de serem identificados. Escolha bons softwares e execute a varredura no sistema outra vez.

– Verificar novamente

Reinicie a máquina e garanta que o vírus tenha sido eliminado. Repasse o antivírus novamente e pronto! Sua máquina deve ficar livre desses malfeitores cibernéticos. Mas o trabalho não para por aqui. Atualize o seu sistema operacional e marque a opção de “firewall” em seu antivírus. Isso pode dar uma forcinha extra na hora de proteger o seu PC.

Mas se nada disso funcionou, consulte uma assistência técnica para formatar o computador. É a medida mais drástica, mas ao menos elimina todos os malfeitores.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br.


Talvez você também goste