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Microsoft cresce de 8% no setor de games, apesar de queda esperada nas vendas




O setor de games continua sendo uma das meninas dos olhos no relatório financeiro da Microsoft. Ao anunciar um aumento de 12% em seu faturamento total no último trimestre fiscal de 2018, a empresa evidenciou o crescimento de 8% em seu segmento dedicado aos jogos eletrônicos, com aumento significativo na receita de serviços e assinantes, apesar de uma queda bastante esperada nas vendas.

Falando em números, o segmento de Xbox arrecadou US$ 4,23 bilhões no período. A LIVE, sistema online da plataforma da empresa, além de serviços como o Game Pass, espécie de Netflix para títulos selecionados, foram as principais responsáveis por esse incremento, com um aumento de 31% nas receitas de assinaturas e serviços entre outubro e dezembro de 2018.

A redução nas vendas do Xbox One, entretanto, foi de 19%, mas já era totalmente esperada tanto pela empresa quanto por analistas de mercado. Afinal de contas, por mais que bundles com games esperados e promoções tenham aquecido as coisas na temporada de Natal, no ano passado a Microsoft lançava o Xbox One X e chamava a atenção do mundo com uma nova e mais poderosa versão de seu console. Sem o mesmo movimento, é claro, menos unidades saíram das prateleiras.

Os números nesse sentido, entretanto, são desconhecidos, já que desde 2015 a Microsoft não fala mais em totais absolutos de vendas de consoles. Entretanto, em seu relatório fiscal, ela fala em sinais de amadurecimento e fidelidade por parte de seus usuários, algo evidenciado pelo equilíbrio entre a queda nas vendas e o crescimento na receita de assinaturas. As pessoas, basicamente, já têm seus videogames e agora estão aproveitando o que eles oferecem, com os serviços sendo o principal ponto de conversão após a comercialização em loja.

Outro fator que evidencia isso é a marca de 64 milhões de usuários mensais na Xbox LIVE. Aqui, novamente, estamos falando de pagantes, uma vez que a rede online do Xbox One é necessária para jogatina online e utilização de outros recursos na plataforma. A empresa também atribuiu o crescimento visto no período às vendas de jogos, principalmente títulos de desenvolvedoras parceiras e grandes blockbusters que chegaram às lojas no final do ano.

O faturamento total da Microsoft no quarto trimestre de 2018 foi de US$ 32,5 bilhões, sendo US$ 8,4 bilhões em lucros. O aumento, aqui, é de 12%, como dito, com destaque para os serviços de cloud computing e as parcerias no segmento corporativo, principalmente nos setores de varejo, serviços financeiros e saúde. Um dos principais destaques do período foi a plataforma Azure, que teve um impressionante incremento de 76% no faturamento.

Fonte: Canaltech

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