Mundo Tech

Microsoft quer coibir piadas de 1º de abril entre seus funcionários




Quem nunca enganou ou foi enganado com uma piadinha “inocente” no dia 1º de Abril, conhecido desde o período Jurássico como o dia da mentira? Pois é, com a facilidade em se obter informação e com cada vez mais fontes de notícia alternativa, além, é claro, do ‘surgimento’ das fake news, uma simples mentirinha pode causar até mesmo uma comoção nacional em poucos minutos. Nos Estados Unidos, este dia é chamado de April Fool’s Day, e é comumente utilizado pelas empresas de tecnologia para serem feitos anúncios de produtos bem bizarros. Bem, mas, esse ano, uma das gigantes da festa ficará de fora.

Este ano, a Microsoft desencorajou seus funcionários a fazer qualquer piada de 1º de abril, pelo menos na frente do público. A ordem foi dada pelo executivo de marketing Chris Capossela, em um memorando interno obtido pelo The Verge.

Para encurtar a história, Capossela está preocupado que qualquer brincadeira que a Microsoft tente puxar possa ser levada a sério por pessoas que esquecem a motivação real deste dia. “Considerando os ventos contrários que a indústria de tecnologia enfrenta hoje, eu peço a todas as equipes da Microsoft que não façam nenhuma acrobacia pública no Dia da Mentira”, escreveu Caposella. “Eu aprecio que as pessoas podem ter dedicado tempo e recursos para essas atividades, mas acredito que temos mais a perder do que ganhar tentando ser engraçado neste dia”, bradou.

Capossela: “acredito que temos mais a perder do que ganhar tentando ser engraçado neste dia”

Como citamos acima, é fácil identificar o ponto em que a Microsoft quer chegar. A notícia avança rapidamente nos dias de hoje, e há preocupações legítimas sobre a maneira como artigos falsos podem se espalhar nas mídias sociais sem contestação. Até mesmo algo tão inofensivo quanto uma brincadeira de 1º de abril sobre o Zune ou o Windows M.E. poderia passar inadvertidamente por um filtro em algum lugar e criar dores de cabeça para o departamento de relações públicas da gigante de Redmond.

Com a Microsoft possivelmente está se preparando para promover produtos inovadores, como um Xbox One que não tem disco rígido, a empresa talvez precise ficar o mais perto possível da verdade neste ano. Vale a pena observar como outras empresas de tecnologia respondem a isso. Alguns podem eventualmente seguir o exemplo, enquanto outros podem usar o vazio criado pela Microsoft para criar piadas ainda mais grandiosas.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..